Sintomas de overdose: quais são e como tratar

Os sintomas de overdose podem levar a complicações que podem ser fatais. No entanto, estes sintomas não são sempre os mesmos, e variam de acordo com a(s) substância(s) utilizadas pelo indivíduo.

Além disso, até medicamentos vendidos livremente nas farmácias, como a dipirona, podem levar à overdose, e não somente drogas ilícitas. Por isso, devemos ficar atentos e seguir as indicações médicas. Leia e entenda!

O que é uma overdose?

sintomas de overdose

Antes de mais nada, você sabe o que é uma overdose? Embora essa palavra seja muito conhecida especialmente de quem tem amigos ou parentes dependentes químicos, nem todos sabem exatamente o que ela quer dizer.

De forma geral, este é um quadro que ocorre quando a pessoa tem o funcionamento fisiológico do corpo comprometido em razão do uso de uma substância ou mais. Costuma ocorrer, especialmente, quando há o consumo em grande quantidade em um curto período de tempo.

Ou seja, os sintomas de overdose ocorrem quando o indivíduo usa uma quantidade muito grande de drogas em pouco tempo. Assim, o corpo não consegue aguentar tudo isso, e pode começar a falhar, levando até mesmo à morte.

Pense que tudo que colocamos em nosso organismo deve ser metabolizado, desde os alimentos até as drogas. Ainda que façam mal ao corpo, elas passam por um processo dentro dele, prejudicando mas sem levar à morte.

Contudo, a partir do momento em que se dá em excesso, o uso abusivo de drogas potencializa os danos e não permite a metabolização pelo organismo. Lembre-se, também, que todas têm efeitos no sistema nervoso central (SNC), que é quem controla as funções do corpo.

Portanto, quando ele é comprometido, tudo começa a parar de funcionar. Por isso, todas as complicações mais graves podem surgir e o efeito pode ser fatal.

O que causa os sintomas de overdose?

Pois bem, assim como falei acima, o uso abusivo de drogas é que leva aos sintomas de overdose. Assim sendo, pode ser de mais de uma droga ao mesmo tempo ou somente de uma em grande quantidade.

Isto significa que, na prática, varia de caso a caso. Ainda assim, em qualquer das situações, a overdose é algo extremamente grave e que precisa de tratamento imediato para que a pessoa não vá a óbito.

Além disso, vale a pena destacar que não é somente o uso abusivo de drogas que causa os sintomas de overdose. Ou seja, drogas lícitas e ilícitas podem causar esse mal.

Pense, por exemplo, em uma pessoa que tomou uma quantidade muito grande de medicamentos de uso controlado. Ela pode ir a óbito em razão das complicações, justamente em um caso típico de overdose.

E, neste exemplo dos medicamentos, há muitas pessoas que acabam se tornando dependentes deles. Isso acontece especialmente com os benzodiazepínicos e os opiáceos.

Outro fator importante de ressaltar é que não é exatamente a overdose em si que leva à morte. Em vez disso, são as complicações oriundas dela que geram esse quadro fatal.

Ou seja, de certa forma ela é a responsável, mas tecnicamente o correto é dizer que a complicação é que levou à morte. Ainda assim, é claro, o melhor é sempre evitar de qualquer maneira, pois o resultado, sem tratamento, pode ser fatal, mesmo que de outro jeito. E, ainda que nem sempre mate, pode causar danos permanentes ao cérebro.

Principais sintomas de overdose

sintomas de overdose

Os sintomas de overdose não são iguais para todas as substâncias. Por isso, dependendo do que a pessoa consumiu, pode apresentar variações. Na combinação de drogas, o caso é ainda mais complicado, uma vez que podem se misturar os sintomas.

Por isso, abaixo separamos os principais sintomas de overdose de acordo com o que foi ingerido. Veja:

Drogas estimulantes

Na categoria de drogas estimulantes, há um efeito de aumento do funcionamento do sistema nervoso. Então, os sintomas de overdose, neste caso, estão relacionados a isso.

A euforia e a excitação que a droga gera podem levar a sintomas como:

  • Agitação extrema;
  • Agitação, paranoia, alucinações;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Confusão mental;
  • Convulsões;
  • Dor de cabeça forte;
  • Dor no peito;
  • Febre;
  • Perda de consciência;
  • Pupilas dilatadas.

Entre os principais exemplos de drogas estimulantes, podemos citar a cocaína e drogas sintéticas como o LSD e as anfetaminas. Além delas, é claro, há muitas outras.

Drogas depressoras

As drogas depressoras, por sua vez, são o oposto das drogas estimulantes. Isto é, elas diminuem a atividade do SNC em vez de aumentá-la, provocando o relaxamento. Portanto, este efeito também é visto nos sintomas de overdose dessas substâncias.

  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração fraca ou com borbulhas/roncos;
  • Coloração azulada nos lábios e nas pontas dos dedos;
  • Fechamento das pupilas;
  • Falta de força;
  • Sonolência em excesso;
  • Diminuição dos batimentos cardíacos;
  • Desorientação;
  • Desmaio.

Entre os principais exemplos de drogas depressoras, estão os opioides, como a heroína ou até medicamentos para dor, como a morfina.

Medicamentos de venda livre

Você sabia que qualquer medicamento, até mesmo os de venda livre, como o paracetamol, podem levar aos sintomas de overdose? Fora da dosagem correta e indicada pelo médico, eles podem provocar estragos permanentes e fatais.

Entre os principais sintomas, estão as náuseas e vômitos, dor intensa na barriga, desmaio, convulsões e tonturas fortes. Assim como nos outros casos, deve ser procurado auxílio médico imediatamente.

Como tratar os sintomas de overdose

Para tratar os sintomas de overdose, deve ser procurada ajuda especializada na mesma hora. Assim, os médicos poderão aplicar algumas técnicas especiais.

Entre o que é mais utilizado, está a lavagem gástrica e intestinal, o antídoto da droga ou outros medicamentos que controlem os sintomas. Tudo depende da substância utilizada e das características de cada quadro.

No entanto, o ideal é sempre evitar a overdose, concorda? Por isso, se você conhece alguém que é dependente, procure ajuda especializada.

Aqui na Clínica Estrela de Davi, trabalhamos com a reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras. Clique aqui e venha nos conhecer!

O post Sintomas de overdose: quais são e como tratar apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/rascunho-automaticosintomas-de-overdose/