A internação psiquiátrica é uma forma de garantir tratamento e apoio aos indivíduos que sofrem com algum transtorno mental ou que são dependentes químicos. Dessa maneira, é algo que visa o tratamento e a melhora no quadro desses pacientes.
No entanto, saiba que existem diferentes tipos de internação e que há formas de avaliar as clínicas psiquiátricas. Por isso, preparamos esta publicação especial, com todos os detalhes que você precisa saber. Leia!
O que é a internação psiquiátrica?
A internação psiquiátrica pode ser resumida como um modelo de tratamento e suporte ao paciente que possui dependência química ou algum tipo de transtorno mental. Isso ocorre em especial quando os sintomas estão mais exacerbados.
Perceba, portanto, que ela serve para ajudar o paciente, sobretudo quando ele já está perdendo o controle sobre si mesmo. Ou seja, quando já começa a ter prejuízos na sua vida em virtude do uso das drogas ou do quadro psiquiátrico.
Quem determina sobre esse tipo de internação é a Lei Nº 10.216, de 6 de abril de 2001. De acordo com esse instrumento normativo, a internação deve ser utilizada quando não houver mais opção e em casos mais graves.
Além disso, vale ressaltar que o foco é sempre a reinserção social do paciente. Para atingir essa finalidade, as clínicas em que são feitas as internações ajudam o paciente através da assistência integral.
Dessa maneira, em uma internação, o paciente terá acompanhamento 24 horas de profissionais treinados e qualificados, todos os dias. Por isso, não há lugar melhor para o tratamento, uma vez que sempre terá atenção e suporte.
Ademais, de modo complementar a Resolução Nº 8, de 14 de agosto de 2019, traz alguns elementos importantes. Ela determina que as formas de agir não devem violar os direitos humanos da pessoa.
Ou seja, ainda que as clínicas não devem ser vistas como um spa, também não é um local de punir o paciente. Sendo assim, deve ser garantido o melhor tratamento disponível para que ele volte a ter uma vida que seja o mais próximo possível da normalidade.
Como funciona a internação psiquiátrica?
Assim como falei acima, existem alguns instrumentos legais que determinam como funciona a internação psiquiátrica. Até aqui, já vimos em geral o que significa o conceito e quando se aplica. Além disso, também mencionei que não pode violar os direitos humanos do indivíduo.
Dito isso, existem outros elementos que são importantes para serem levantados. Primeiramente, sobre o tipo de internações existentes.
Hoje em dia, seja no caso da dependência química ou de transtornos mentais, há alguns modelos principais. São eles da internação voluntária, da involuntária e da compulsória.
Desse modo, no caso da internação voluntária, como o próprio nome sugere, ela acontece quando o paciente consente legalmente. Já, na involuntária, quem dá o consentimento é a família ou algum responsável. Por fim, na internação compulsória isso é normalmente realizado por meio do sistema de justiça.
Além disso, uma outra dúvida comum é relacionada ao tempo de internação. As pessoas nessa situação, via de regra, ficam de cerca de 30 dias até 180. Se houver uma internação psiquiátrica involuntária, o Ministério Público deve ser comunicado em um prazo máximo de 72 horas.
Outro ponto importante diz respeito à presença do médico. Assim como falei na seção anterior, é importante que o paciente esteja sempre acompanhado por profissionais. Dessa forma, vai garantir que está sempre realizando o tratamento mais adequado.
Por isso, durante toda a etapa de tratamento, deverá haver a produção de um laudo médico, independentemente do tipo de internação. Isto é fundamental para garantir a avaliação da evolução desse paciente.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da internação psiquiátrica é, por certo, feito em uma clínica psiquiátrica. Nada mais lógico que seja realizado em um local especializado e com profissionais qualificados e experientes, não é verdade?
Primeiramente, há uma avaliação psiquiátrica, a qual deve ser feita com um especialista. Então, neste omento, deverá ser elaborado o projeto terapêutico para aquela pessoa, visando a sua melhora. Lembre-se de que cada ser humano é único e, portanto, cada tratamento também é.
Durante a avaliação psiquiátrica, o médico irá avaliar fatores como o estado mental do indivíduo, seu histórico, poderá solicitar exames de laboratório, fará exames físicos, etc. Ou seja, é algo bem específico.
Perceba, também, que isso é algo determinante para saber quais serão as formas de tratamento de cada pessoa. Assim como todos têm problemas únicos, também há planos terapêuticos únicos e individualizados.
Ainda assim, é preciso recordar que os transtornos mentais e a dependência química costumam gerar alguns problemas comuns. Por exemplo, distúrbios na rotina, na vida social, na saúde física, etc.
Por isso, alguns tratamentos acabam sendo muitas vezes similares. Em geral, existe a necessidade de terapias individuais, em grupo, período de desintoxicação (para dependentes químicos), entre outros.
Para isso, existe uma equipe multidisciplinar. Ela envolve médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, entre tantos outros.
O importante é ter em mente que não basta apenas superar aquele momento de crise. O primordial é visar um tratamento que permita ao paciente ter uma melhora estável na sua qualidade de vida, inclusive ajudando a evitar recaídas quando já estiver bem.
Como encontrar uma clínica psiquiátrica?
Para garantir o melhor tratamento na internação psiquiátrica, o ideal é encontrar uma clínica de confiança e que tenha a capacidade de realizar esse serviço. Dessa forma, você vai ter mais segurança com relação ao cuidado de quem você ama.
Por isso, as principais dicas são as seguintes:
- Verifique se a clínica está regulamentada pelos órgãos de saúde federais, estatais e municipais;
- Procure saber também se os registros dos funcionários estão em dia nos conselhos de cada profissão;
- Visite as clínicas para ter certeza de que o que você vê nas fotos pela internet corresponde à realidade;
- Se possível, tenha a opinião de alguém que já passou por aquela clínica.
Dessa maneira, você terá mais segurança ao internar seu ente querido. Para conhecer a Clínica Estrela de Davi, clique aqui! Contamos com estrutura e profissionais de excelência.
O post Internação psiquiátrica: o que é e como funciona? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/internacao-psiquiatrica/