Quais são os principais tipos de transtornos de humor? Entenda!

Os transtornos de humor podem ser unipolares ou bipolares. Em qualquer dos casos, porém, as consequências podem ser graves quando não é realizado o tratamento adequado para a doença.

Dessa forma, torna-se importante saber como cada um deles se caracteriza. A conscientização empodera o paciente para que entenda melhor do que está sofrendo e procure ajuda médica. Para entender melhor, acompanhe a publicação!

O que são os transtornos de humor?

transtornos de humor

Os transtornos de humor podem ser definidos como doenças psiquiátricas que trazem dificuldades ao indivíduo que sofre delas. Hoje em dia, por exemplo, a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) estima que somente o transtorno bipolar tenha uma prevalência de 4% da população brasileira.

Dessa forma, esses transtornos surgem em diferentes formas e se apresentam de modo distinto. Assim como você vai ver nas próximas seções, existem diferentes tipos de transtornos de humor, sendo a bipolaridade e o depressivo os principais.

Neste tipo de enfermidade, a saúde mental da pessoa é prejudicada, sobretudo com mudanças em seu emocional. Pode haver, por exemplo, grandes períodos de tristeza excessiva, como na depressão, euforia em excesso, como na mania, ou até mesmo os dois.

Ainda assim, estes dois casos são extremos opostos, e dentro disso há outras possibilidades. Assim, quando há somente depressão ou mania, por exemplo, chamamos de transtorno unipolar. Além dele, há os bipolares, que consistem em sintomas de depressão intercalados com mania ou hipomania.

Um indivíduo que sofre com um transtorno de humor necessita de tratamento. Isso porque ter uma enfermidade desta natureza representa um risco maior para outros problemas, inclusive consideradas cotidianas.

Sendo assim, funções básicas do nosso dia a dia, como manter relacionamentos ou até mesmo ter apetite, são prejudicados. Em casos mais extremos, pode acabar em suicídio, como ocorre em cerca de 15% da depressão não tratada.

Principais tipos de transtornos de humor

transtornos de humor

Em linha com o que vinha sendo dito acima, existem alguns tipos de transtornos de humor. De forma geral, eles podem ser definidos como unipolares (quando somente há um tipo de alteração de humor, como depressão ou mania) ou bipolares (quando oscila entre ambos).

Transtorno depressivo maior

O transtorno depressivo maior, também conhecido popularmente como depressão, é um dos principais tipos de transtornos de humor, junto com a bipolaridade. Essa é a depressão unipolar, quando há somente esta alteração de humor.

Na vida, como seres humanos, é normal termos períodos de tristeza e de alegria. No entanto, um indivíduo com depressão tem uma preponderância muito maior somente de períodos de tristeza.

Além disso, estes períodos tristes tendem a ser ainda mais incisivos do que os normais que temos no dia a dia. Por isso, se caracteriza como uma doença.

A prevalência desta doença é de 15 a 18% de toda a população, e há diferenças em relação ao gênero. Estima-se que, em idade fértil, acomete 2 a 3 vezes mais as mulheres do que os homens.

Assim, há alguns sintomas principais. Entre eles, destaca-se a apatia, o humor depressivo, a deficiência em sentir prazer, a falta de ânimo e de força de vontade, a dificuldade de memória e concentração, a baixa autoestima, a desesperança e até mesmo sintomas físicos, como perda de peso e insônia.

Mania

Entre os transtornos de humor, destacamos também a mania, que é algo como o oposto da depressão. Neste caso, ela pode ser definida como um humor que é extremamente elevado e facilmente excitável.

Dessa maneira, os episódios de mania podem ter longa duração, de mais de uma semana. Assim como no caso anterior, eles também afetam a vida da pessoa que apresenta a mania.

Por isso, não é difícil perceber que há uma alteração comportamental no indivíduo com mania. Entre os principais fatores, observa-se o seguinte:

  • Desgaste nos relacionamentos;
  • Humor expansivo;
  • Facilmente irritável;
  • Aparenta estar com mais energia, só que de forma disfuncional;
  • Pensamentos acelerados, porém mal geridos e com falta de concentração;
  • Desinibição e falas inadequadas;
  • Pensamentos excessivamente positivos, com sensação de grandiosidade e arrogância;
  • Maior impulsividade, inclusive para consumo de álcool ou drogas;
  • Sono errático;
  • Delírios e alucinações.

Hipomania

Quando falamos de transtornos de humor, a hipomania se assemelha bastante à mania. Dessa forma, seus sintomas são basicamente os mesmos, só que em uma intensidade mais leve do que descrito acima.

É justamente por essa razão, aliás, que muitas vezes a hipomania passa despercebida ou pode até ser vista como a melhora da depressão. Isso, porém, acaba atrasando o diagnóstico, fazendo, por exemplo, que um transtorno bipolar seja visto como apenas depressão unipolar.

Na hipomania, não se apresentam sintomas psicóticos. O indivíduo fica mais focado, tendendo a colocar todo este foco em apenas alguns poucos assuntos. Também há maior irritabilidade e pensamento acelerado, bem como sensação de grandiosidade.

Contudo, da mesma forma que a sua apresentação é menos intensa do que a mania, seus efeitos também são. Ainda que exista uma distorção da realidade, as consequências são menos graves. O diagnóstico, contudo, é mais difícil.

Transtorno bipolar

Assim como você já deve ter entendido até aqui, os transtornos de humor são ou unipolares ou bipolares. No caso dos anteriores, quando se apresentam sozinhos, são unipolares. Quando há mais de um oposto que oscila (como depressão e mania ou depressão e hipomania), chamamos de bipolaridade.

Ainda assim, existem vários tipos de transtorno bipolar, e sua definição não é tão simples. Por exemplo, existem o transtorno bipolar tipo I, o transtorno bipolar tipo II, o transtorno ciclotímico e as suas formas subclínicas.

A mais comum é a de tipo II, com incidência de mais de 5% da população geral. Nela, há episódios de depressão que oscilam com a hipomania. Já a de tipo I, menos comum (1% da população), mas mais grave, também apresenta episódios de mania.

Para tratar os casos mais graves, em alguns casos pode ser indicada a internação psiquiátrica. Assim, ela visa tratar o paciente de uma forma mais cuidadosa, evitando possíveis desencadeamentos mais graves.

Encontrou o que você procurava sobre transtornos de humor? Então veja mais em nosso blog!

O post Quais são os principais tipos de transtornos de humor? Entenda! apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/transtornos-de-humor/