Você sabe o que é uma clínica para drogados? Mais conhecidas como clínicas de recuperação ou clínicas de reabilitação, elas servem para recuperar o dependente químico das drogas.
Dessa forma, estes ambientes contam com uma estrutura especial e profissionais qualificados para esta tarefa. Por isso, em caso de necessidade de internação, são, sem dúvidas, a melhor opção. Para entender melhor, acompanhe a publicação!
O que é uma clínica para drogados?
Primeiramente, como falamos na introdução, uma clínica para drogados é em geral chamada de clínica de recuperação ou clínica de recuperação. Isso porque justamente é a esse propósito que elas servem: tratar a pessoa que convive com este problema.
Inclusive, saiba que, hoje em dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos de saúde pública entendem que a dependência química é uma doença. Dessa maneira, ela deve ser tratada como tal.
Sendo assim, a dependência é uma enfermidade que é capaz de gerar problemas mentais, sociais e físicos. Portanto, deve ser tratada de todas essas formas, algo que uma boa clínica deve ser capaz de possibilitar.
Contudo, muitas pessoas têm uma imagem equivocada destes ambientes. Enquanto alguns pensam que é um local de lazer, como se fosse um spa, outros pensam que é um lugar para punir o indivíduo dependente.
No entanto, na realidade, uma clínica de recuperação não é nem uma coisa nem outra. Em vez disso, ela gera dinâmicas que são voltadas única e exclusivamente para o propósito do tratamento da doença.
Ou seja, não há um julgamento moral a respeito do uso de drogas, o foco é apenas na recuperação do paciente. Assim, o indivíduo poderá se reinserir na sociedade, sabendo conviver longe do uso de substâncias que o levaram ao vício.
Além disso, é interessante notar que cada clínica possui as suas próprias regras. Em algumas, os internados têm de plantar e cozinhar suas refeições; em outras, há políticas contra o uso de dispositivos móveis, e assim por diante.
Ademais, outro ponto importante é a divisão delas. É comum que exista uma clínica para drogados voltada ao público masculino, outra para o feminino, outra para adolescentes. Isto é, dificilmente os públicos são misturados.
Como funciona a internação nas clínicas de recuperação?
Com relação à internação de dependentes químicos, há dinâmicas específicas nas clínicas de reabilitação. Porém, isso varia não somente de acordo com a clínica, como também em função do quadro de cada indivíduo.
Sendo assim, níveis mais leves de dependência, por exemplo, permitem apenas um tratamento ambulatorial como alternativa. Contudo, quando isso evolui para moderado a grave, em geral a internação é a escolha. E, nesse caso, existem três opções de internação:
- Voluntária: é aquela em que o próprio dependente químico assente legalmente para a sua entrada na clínica para drogados.
- Involuntária: neste caso, em vez de o paciente assentir para a internação, quem faz isso são os responsáveis, como os familiares.
- Compulsória: da mesma forma que na involuntária, a decisão de internar não passa pelo paciente. Neste caso, porém, passa por uma decisão judicial.
Perceba que, independentemente da situação, a clínica de recuperação deve fornecer o tratamento adequado ao paciente. Isto porque, neste local, há profissionais especializados e experientes neste tipo de situação.
Assim como foi dito antes, o tratamento é holístico, e visa reabilitar o indivíduo nos âmbitos físico, psicológico, social e até mesmo espiritual. Estando em um local seguro e confortável, as chances de o tratamento ocorrer com sucesso aumentam bastante.
Já, com relação à decisão de qual forma de internação é necessária (e se é necessária), cabe aos profissionais responsáveis. Assim, em uma consulta com psiquiatra, por exemplo, o especialista poderá indicar qual decisão é a melhor para o caso daquela pessoa em particular.
Métodos de tratamento nas clínicas para dependentes químicos
Na mesma linha do que vinha sendo dito acima, uma clínica para drogados possui experiência e conhecimento nessa área. Por isso, é muito mais eficaz do que tratar o dependente em casa, apenas na família, que também está sofrendo.
Além disso, engana-se quem pensa que somente o corpo deve receber atenção. A dependência química é uma doença que afeta toda a vida da pessoa, até mesmo no círculo social. Por essa razão, o método de tratamento é dividido em etapas. Veja:
- 1ª etapa: no primeiro momento, o foco é o corpo físico, com grande atenção na desintoxicação. Ainda assim, a reintegração social também merece atenção.
- 2ª etapa: no segundo momento, trata-se o mental, com a inclusão de mais terapias que levam ao autoconhecimento e à melhora no convívio social.
- 3ª etapa: por fim, além de reforçar os momentos anteriores, também costuma haver um tratamento que visa a valorização da vida, até mesmo espiritualmente.
Entre as diferentes formas de tratamento, podemos citar a psicoterapia individual, a reunião de 12 passos, a laborterapia, o programa de prevenção à recaída, as atividades de concentração e atenção, entre tantos outros. Assim, para conhecer melhor, o ideal é entender o que a clínica que você está escolhendo oferece.
Como escolher uma clínica para drogados?
Por fim, como escolher uma boa clínica para drogados? Embora fatores referentes a valores sejam sempre importantes, dependendo das condições de cada um, observe sempre a estrutura e a qualidade do local.
Dessa maneira, observe, por exemplo, se existem opções como as listadas abaixo:
- A estrutura física da clínica de recuperação é de qualidade?
- Qual é a capacitação e o nível de experiência dos profissionais do local?
- Aquele estabelecimento, em particular, possui uma especialidade ou trata a dependência a todos os tipos de substâncias?
- Qual é a opinião e o relato de pessoas que já passaram por aquele local?
- É possível conversar com alguém da equipe multidisciplinar? Como eles atuam no tratamento ao dependente?
- Quais são as metodologias empregadas na clínica?
- Existe algum tipo de acompanhamento no pós-internação?
Assim, com essas informações, você garante uma internação muito mais segura. Para começar a conhecer opções de qualidade, clique aqui e venha conhecer a Clínica Estrela de Davi!
O post O que é e como funciona uma clínica para drogados apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/clinica-para-drogados/