Hoje em dia, existem muitas drogas lícitas e ilícitas. Elas podem ser classificadas como drogas naturais, drogas sintéticas ou drogas semissintéticas, quando combinam características das duas anteriores.
Dessa forma, as drogas não podem ser resumidas somente às mais popularmente conhecidas, como é o caso da maconha e da cocaína. Além delas, existem muitas outras. Hoje, então, vamos falar da categoria das drogas sintéticas e seus efeitos. Leia!
O que são as drogas sintéticas?
Assim como mencionei na introdução, existem diferentes tipos de drogas. Por isso, há classificações que tentam sistematizar as substâncias em categorias. Uma delas é a das drogas sintéticas, mas não a única.
Além disso, existem outros dois tipos: as naturais e as semissintéticas. Portanto, começando pelas drogas naturais, elas são aquelas derivadas e extraídas diretamente de alguma fonte natural.
Em geral, elas costumam ser menos nocivas à saúde do que as outras, ainda que também possam causar dependência química. A maioria delas não passa por nenhum processo químico, embora algumas o façam.
Entre os principais exemplos de drogas naturais, estão a maconha, os cogumelos e diferentes chá, como o de ayahuasca e o de iboga, por exemplo. Porém, mesmo que sejam naturais, vale ressaltar, eles trazem riscos à saúde.
Pois bem, agora que você sabe o que são drogas naturais, fica mais fácil entender o que são as sintéticas. Isso porque as drogas sintéticas são basicamente o oposto das naturais. Em vez de serem retiradas da natureza, elas são criadas em processos químicos.
Ou seja, elas são produzidas tendo o objetivo de fornecer um grande efeito psicoativo e alucinógeno ao indivíduo. Dessa forma, elas também são completamente ausentes de elementos naturais, sendo todos completamente artificiais.
Como principais exemplos, podemos citar o LSD (ou “doce”), o ecstasy, as anfetaminas, a efedrina, entre outros. Assim como as anteriores, elas também oferecem graves riscos à saúde e podem levar facilmente à dependência química.
Por fim, a última categoria é a das drogas semissintéticas. Elas carregam características das duas categorias anteriores. Isso porque, apesar de serem produzidas em laboratório, alguma das suas matérias-primas são derivadas de alguma planta natural com substâncias psicoativas.
Algumas das drogas mais usadas no Brasil estão nessa categoria. Por exemplo, a cocaína e o crack.
Principais drogas sintéticas
Embora já tenham sido dados alguns exemplos de drogas sintéticas acima, o leque é bem mais amplo, infelizmente. Dessa forma, existem muitas substâncias que podem se enquadrar nessa categoria, como veremos agora.
Ainda que existam diferentes formas de enquadrar cada droga no seu lugar, alguns documentos facilitam isso. No Brasil, por exemplo, temos a portaria nº 344, do Ministério da Saúde, que foi atualizada ao longo dos anos.
Essa portaria, que se baseia em uma Convenção Única sobre Entorpecentes, de 1961, classifica diferentes tipos de drogas, inclusive entre as sintéticas. As principais são as que estão listadas abaixo:
- Anfetamina: essa droga de ação similar à cocaína foi produzida pela primeira vez em 1927 com fins medicinais. Hoje, é a base de várias outras drogas.
- Ecstasy: também chamado de MDMA, é uma das drogas mais conhecidas em festas, de caráter alucinógeno.
- GHB e GLB: inicialmente utilizados como anestésicos, passaram a ter seu uso também recreativo em função do caráter alucinógeno.
- Ice: assim como várias outras, é uma versão modificada da anfetamina, criada mais recentemente.
- LSD: também criado com fins medicinais, o LSD passou a ser utilizado como alucinógeno nas décadas de 1950 e 1960, se popularizando no movimento hippie.
- PCP e cetamina: também são drogas anestésicas criadas nos anos 1960 e com caráter alucinógeno.
- PMA e PMMA: versões da anfetamina que foram criadas ao longo dos anos.
- Quetamina: criado na década de 1960, este anestésico é conhecido também como cristal branco.
- Anabolizante: a versão sintética da testosterona costuma ser utilizada para ganhos de massa corporal.
Note, portanto, que há características bastante similares entre essas drogas. Muitas delas foram criadas com fins medicinais, mas acabaram sendo utilizadas de modo recreativo por indivíduos e recebendo versões atualizadas. Todas também são capazes de trazer sérios riscos à saúde.
Efeitos dessas drogas
As drogas sintéticas, sejam lícitas ou ilícitas, podem causar efeitos graves ao organismo. Por isso, quando são utilizadas as legais, devem ser sob orientação médica, e as ilegais devem ser evitadas.
Dito isso, entre os principais sintomas físicos e mentais das drogas sintéticas temos os seguintes:
- Cansaço;
- Convulsão;
- Overdose;
- Danos à cognição, à memória e à capacidade de concentração;
- Alucinações profundas;
- Surtos psicóticos;
- Alterações na pressão arterial;
- Desenvolvimento de transtornos mentais;
- Dependência química;
- Alterações na temperatura corporal;
- Sensação de euforia;
- Alterações no humor;
- Parestesia;
- Sinestesia (junção de sentidos);
- Insônia;
- Tremores;
- Dores;
- Visão turva;
- Crises de pânico;
- Paranoia;
- Danos aos rins, pulmões, fígado e coração;
- Alterações gástricas.
Em último grau, as drogas sintéticas podem levar à morte. Portanto, o ideal é se livrar delas, sobretudo se já está em nível de dependência química.
Tipos de tratamento
Agora, como buscar tratamento para se livrar do vício das drogas sintéticas? Para isso, existem diferentes alternativas, que variam de acordo com o nível de dependência de cada indivíduo.
Para isso, o ideal é primeiro passar por uma avaliação médica, com um psiquiatra especializado e uma equipe multidisciplinar. Então, a partir desse momento, o plano de tratamento será montado de acordo com as necessidades da pessoa.
Em alguns casos, por exemplo, pode ser necessária a internação em uma clínica para drogados, as chamadas clínicas de recuperação. Elas visam reabilitar o paciente, entendendo a dependência como uma doença.
Se você precisa de auxílio na luta contra as drogas, clique aqui e venha conversar com a Clínica Estrela de Davi!
O post Drogas sintéticas: o que são e quais são seus efeitos apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/drogas-sinteticas-o-que-sao-e-quais-sao-seus-efeitos/