O purple drank é uma droga que, embora não seja das mais conhecidas, é capaz de trazer muitos malefícios à saúde. Além disso, assim como diversas outras substâncias lícitas e ilícitas, ela pode também causar dependência química.
Outro ponto importante de ressaltar são os efeitos que a droga causa no organismo. Eles são variados, e em casos extremos pode até levar à morte. Portanto, se você deseja entender melhor o que é isso, continue lendo!
O que é Purple Drank?
Assim como dito na introdução, o purple drank é uma droga que pode causar adicção. No entanto, ela não é tão conhecida como outras, como a maconha, a cocaína ou até mesmo o cigarro e o álcool.
Entre seus variados nomes, essa droga também é chamada de lean ou de purple drink. Para fazê-la, são utilizados medicamentos, em particular aqueles à base de codeína ou prometazina, além de refrigerantes (de uva ou outros) e balas. Ela fica roxa, como sugere o nome.
Ainda que pareça algo novo, o lean já é antigo. Os primeiros registros dessa droga são da década de 1960, em Houston, nos Estados Unidos, associado ao gênero musical de blues. Porém, as bebidas e remédios utilizados naquela época eram um pouco diferente.
Mais à frente, foi adotado também em shows de rap, e aí houve a substituição das bebidas alcoólicas (como a cerveja) para o refrigerante, numa mistura mais próxima à que se faz hoje. Isso ocorreu mais nas décadas de 1980 e 1990, quando o purple drink se popularizou.
Um dos artistas que mais está associado ao uso dessa droga é o rapper DJ Screw. Neste caso, ele inseria até mesmo em suas letras algumas menções à bebida, além de efeitos sonoros que simulariam os efeitos dela.
Porém, de lá para cá, diversos outros rappers foram associados à droga. Dessa forma, isso contribuiu ainda mais para a disseminação dela.
Sendo assim, o objetivo ao utilizar a droga é o de levar a sensações de prazer, liberando adrenalina e anestesiando. Dessa maneira, se assemelha a outras drogas opiáceas e também ao álcool.
Consumo da droga no Brasil
Da mesma forma que falei acima, o purple drank se popularizou especialmente nos Estados Unidos. No entanto, a droga também chegou até o Brasil. Mesmo que não seja tão utilizado como lá, o uso tem crescido e é preocupante.
É de se considerar que, por exemplo, a codeína, um dos ingredientes dessa bebida, é vendido somente com receita no Brasil. Por isso, o seu uso em uma droga como esta é feito de modo ilegal.
Além disso, tanto ela quanto a prometazina podem causar dependência química. Isso significa que ela é uma droga com efeitos nefastos, do mesmo modo que muitas outras.
Estima-se que o purple drink tenha começado a se popularizar no Brasil a partir de cerca de 2015. Inclusive, a polícia já apreendeu suspeitos de produção da droga. Sua popularização deriva principalmente do aparecimento da droga em músicas e clipes do gênero musical Trap nos EUA.
Efeitos do Purple Drank
Há uma série de efeitos colaterais do purple drank. Eles podem ser mais brandos ou até fatais, dependendo de uma série de fatores. Por exemplo, com cada organismo, com a dose ingerida e a frequência. Entre os principais efeitos do purple drink temos os seguintes:
- Alterações na visão: as drogas depressoras do SNC presentes no purple drank podem causar a visão embaçada.
- Dor de cabeça: a cefaleia pode surgir em decorrência da crise de abstinência ou do aumento da pressão sanguínea.
- Alterações cardiovasculares: em casos graves ou em uso prolongado, algumas alterações podem causar efeitos como AVC e infarto, por exemplo.
- Tonturas: assim como na embriaguez, o lean pode levar à tontura e à sensação de que tudo está em câmera lenta.
- Problemas hepáticos e renais: alterações no fígado e nos rins também podem ocorrer em virtude da ingestão da bebida.
- Convulsões: tanto a codeína quanto a prometazina afetam o sistema nervoso central, de modo que pode gerar convulsões.
- Overdose: a mistura dos medicamentos na droga é potente, o que pode levar à overdose. Inclusive, já ocorreu com rappers como Pimp C.
Portanto, perceba que os sintomas do purple drink podem ser bastante graves. Por isso, o ideal é começar o tratamento o quanto antes, visando evitar o aparecimento de esses e de outros efeitos.
Como funciona o tratamento?
O tratamento do purple drank funciona da mesma forma que para outras drogas. Ou seja, temos alguns elementos comuns que devem ser levados em consideração.
Primeiramente, é necessário ter uma equipe multidisciplinar cuidando do paciente. Por exemplo, com médico generalista, psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, entre outros.
Além disso, para que a desintoxicação tenha sucesso, o plano de tratamento varia de acordo com cada paciente. Elementos como o tempo de uso da droga, a associação ou não com outras, a vontade de seguir o tratamento são importantes, entre outros fatores.
Em alguns casos, pode ser inclusive indicada a internação em uma clínica de recuperação. Nestes locais, é feita a reabilitação do dependente, para que volte à sociedade tendo uma vida livre do uso das drogas.
Você já conhecia o purple drank? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
O post Você sabe o que é Purple Drank? Qual é o tratamento? Saiba mais! apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/o-que-e-purple-drank/