Saiba o que é codependência e como identificar

Você já ouviu falar em codependência? Este é um assunto importante e que merece mais atenção. Não é só o dependente químico quem sofre com a doença, mas também as pessoas que estão à sua volta.

Portanto, é preciso saber lidar com esse problema. Afinal, é muito mais difícil lidar com as atividades do dia a dia se você está sofrendo com a codependência química ou outra similar. Leia para entender melhor!

O que é codependência?

codependência

De forma resumida, a codependência é um quadro emocional o qual pode ser desenvolvido por indivíduos que estão em convivência com pessoas como os dependentes químicos. Ainda assim, como vamos ver mais adiante, o termo não se refere apenas à codependência química, e existem outras categorias.

Segundo o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família), há em média 3,5 pessoas afetadas para cada dependente. Ou seja, é um número bastante elevado e que demonstra o quanto a família também sofre e esse problema carece de atenção.

Uma das formas de exemplo disso é a dedicação extrema que uma pessoa tem ao tentar salvar a outra do seu vício. No entanto, em vez de alcançar isso, acaba prejudicando as suas relações intra e interpessoais.

Na prática, então, os vínculos com outras pessoas e até consigo próprio se tornam desgastantes. E isso leva ao sofrimento, criando até uma certa dependência emocional.

Por isso, note que nem sempre precisa se referir a um vínculo com um dependente químico necessariamente. Em vez disso, pode se originar com comportamentos entre casais, com filhos ou até mesmo no trabalho, por exemplo.

Contudo, quanto entra o fator da droga, a relação tende a se tornar ainda mais complexa e intensa. Isso porque as consequências das drogas lícitas e ilícitas são vistas pelas pessoas próximas, que tentam ajudar, mas sem saber exatamente como.

Assim, o desejo em ajudar e salvar essa pessoa acaba se tornando numa espécie de obsessão, sem qualquer tipo de limite. Então, para isso, também é necessário tratamento para o codependente.

E, para o dependente, o mais indicado é levar a um profissional qualificado, e não tentar por conta própria em casa. Hoje em dia existem tratamentos eficazes, como as clínicas de recuperação.

Tipos de codependência

Pois bem, agora que você já sabe o que é codependência, vamos falar mais a respeito dos tipos dela. Ainda que existam diferenças, o padrão é sempre similar, com o codependente chamando para si as responsabilidades da outra pessoa.

Assim como falei antes, a mais conhecida talvez seja a codependência química, mas ela não é a única. As outras principais são afetivas e familiares, muitas vezes similares.

Primeiramente, a codependência química é aquela que mais está relacionada aos fatores e exemplos que falamos até aqui. Isto é, quando o codependente químico tenta salvar o outro ao tentar salvá-lo do vício.

A codependência familiar está relacionada ao comportamento obsessivo e sem limites de fazer tudo por algum familiar, como filho ou cônjuge. Neste caso, pode ou não estar relacionado às drogas.

Já a codependência afetiva é um pouco mais ampla e se relaciona a qualquer pessoa com quem se tenha algum vínculo emocional mais forte. Dessa forma, assim como nos casos anteriores, esse vínculo acaba se tornando patológico.

Sinais da codependência

codependência química

Existem alguns sinais da codependência, seja ela química, familiar ou patológica, os quais podem ser identificados. O principal é que o codependente pensa na felicidade e nos problemas do outro acima dos seus próprios, e a vida dela depende disso.

Dessa forma, acaba atuando com excesso de permissividade e sem limites sobre os abusos. Pode até envolver abusos físicos ou emocionais que continua com o mesmo comportamento, com um vínculo muito forte entre as partes.

Pense, por exemplo, no caso da codependência química de alguém que tenha um familiar viciado em crack ou outra droga. Ao mesmo tempo em que o dependente vai abandonando suas responsabilidades, o familiar codependente pode acabar assumindo elas gradativamente.

E isso está relacionado a uma série de fatores, desde os aspectos econômicos até atividades de higiene e cuidado próprio. Então, isso gradativamente vai trazendo sofrimento e cargas adicionais à família e a todos que assumem essa função.

Para resolver esse problema, o ideal é buscar um tratamento ao dependente e apoio também ao codependente, uma vez que também está sofrendo. O vício é um mal que atinge a todas as pessoas próximas.

Vale salientar que esses efeitos da codependência devem ser tratados por profissionais de saúde especializados. Portanto, caso você sinta algum, procure um especialista.

Como funciona o tratamento

O tratamento da codependência passa por uma série de fatores que envolvem o autoconhecimento e o reconhecimento dos seus desejos próprios. No entanto, o primeiro passo é entender e aceitar que você está sofrendo com isso.

Elementos como a psicoterapia podem ser importantes nesse tratamento de aprender a lidar com a vida de uma nova forma. Inclusive, existem grupos de apoio para que você se relacione e troque experiências com outras pessoas nessa mesma situação.

Além disso, é preciso também tirar o peso e a responsabilidade de si de cuidar completamente do outro. Assim como falei antes, para os casos de codependência química, saiba que existem clínicas e profissionais especializados para cuidar e tratar da pessoa que você ama e está sofrendo com o vício.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Visite nosso blog para se informar ainda mais!

O post Saiba o que é codependência e como identificar apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/codependencia/