Qual é o efeito do MD e como amenizá-lo? Entenda!

O efeito do MD pode parecer bom nos primeiros minutos, mas logo se torna um pesadelo. Capaz de gerar alucinações e até a morte, essa substância vai destruindo o corpo aos poucos.

Por isso, a melhor solução é entender bem o que é essa droga e quais males ela causa ao organismo. Tendo isso em mente, você saberá melhor o que fazer e como procurar por ajuda. Entenda!

O que é o MD?

efeito do MD

Antes de falar sobre o efeito do MD, você sabe o que é essa droga ilícita? A substância é denominada como 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), mas você também pode conhecê-la simplesmente como uma versão do ecstasy.

Dessa forma, essa substância é uma das que deriva da anfetamina. Por isso, suas consequências e seus efeitos são relativamente próximos dela. Além disso, também podemos dizer que essa é uma droga produzida em laboratório, e não natural.

Em geral, o MD é utilizado como uma droga recreativa para aqueles que buscam aumentar a sensação de euforia e de prazer. Ou seja, ela é uma droga mais utilizada para fins de diversão a curto prazo.

Ainda assim, é importante ressaltar que seus efeitos a longo prazo podem ser extremamente nocivos, como vamos falar mais adiante. Por isso, os perigos do MD são reais e devem ser levados a sério.

Infelizmente, porém, o número de pessoas que utilizam MD ou ecstasy é elevado. De acordo com o World Drug Report, de 9 a 29 milhões de pessoas em todo o mundo, entre 15 e 64 anos, já haviam consumido a substância pelo menos uma vez. Estes números são similares ao de uso da cocaína, por exemplo.

Em basicamente todos os países o MD é considerado ilegal. No entanto, é feita uma exceção para os casos em que são realizados estudos com a substância com fins medicinais – embora não se tenham conclusões sobre isso ainda.

Principais efeitos do MD

Qual é o principal efeito do MD? De forma geral, essa substância é bastante perigosa e pode causar não somente dependência química como uma série de outros problemas e riscos à saúde de quem o consome.

O que faz com que ela seja consumida são seus efeitos percebidos no imediato momento em que é consumida. Ela pode causar euforia, uma sensibilidade ampliada, o aumento do desejo sexual e algumas alucinações.

Porém, ao mesmo tempo, ela é muito nociva de diversas outras formas, em função do modo com que age no organismo. Assim, causa uma série de problemas e riscos de comorbidades. Veja os principais:

  • Desregula os neurotransmissores: ela provoca um aumento inicial nos neurotransmissores, responsáveis por regular diversas funções no cérebro, seguindo de uma queda brusca.
  • Riscos ao coração: um dos grandes problemas imediatos dessa droga é que um efeito do MD é o de causar danos ao coração uma vez que acelera o ritmo cardíaco, inclusive com possíveis paradas cardíacas.
  • Depressão e ansiedade: os efeitos no cérebro podem levar a problemas como depressão e ansiedade, o que piora ainda mais com as alucinações.
  • Desidratação: alguns casos de morte em virtude do uso do MD acontecem porque ela aumenta a temperatura corporal e leva à desidratação.
  • Problemas de memória e de concentração: outro efeito do MD no cérebro é a dificuldade de memória e de se concentrar em tarefas simples.

Portanto, perceba que há uma série de efeitos nocivos para quem utiliza essa substância. Por isso, o melhor é manter-se longe dela ou buscar tratamento o quanto antes, caso o indivíduo já esteja dependente da droga.

Como amenizar o efeito do MD?

efeito do MD

O efeito do MD no organismo pode variar bastante em relação ao tempo. Dessa maneira, vai de duas a até 48 horas, embora costume passar até no máximo 8h. O pico dos efeitos dura no máximo uma hora, de forma geral. Ainda assim, perceba que é um tempo relevante para trazer danos à saúde.

Mas, então, como cortar esses efeitos nocivos que o MD pode trazer a quem o usa? Infelizmente, aqui a resposta é que é basicamente impossível acabar com todos os efeitos no mesmo instante em que eles acontecem.

Dessa forma, o mais indicado é mitigar o que está acontecendo. Por exemplo, crie ambientes calmos para a pessoa que ingeriu a droga, já que ela tende a ficar ansiosa e pode sofrer com alucinações.

Além disso, busque evitar qualquer forma de potencializar os efeitos. Não dê bebidas e muito menos outras drogas à pessoa. Em vez disso, ofereça água e tente fazê-la relaxar o máximo possível.

Manter a hidratação é algo importante, uma vez que a desidratação pode ser grave. Além disso, evitar estados de excitação e de estresse também é fundamental para controlar melhor os efeitos do MD.

Se houver algum problema grave e imediato, como convulsões, peça por socorro e atendimento especializado. Infelizmente, isso pode acontecer em alguns casos, uma vez que essa droga pode levar até mesmo à morte.

Por fim, se a pessoa está viciada na substância, o mais indicado é procurar tratamento profissional. Desse modo, será possível tratá-la e evitar que esses efeitos e outros até mais graves aconteçam no futuro.

Riscos do uso de MD a longo prazo

O efeito do MD também acontece a longo prazo, de modo que ele vai destruindo o organismo aos poucos. Assim, isso ocorre em especial nas pessoas que já são dependentes da substância e que não conseguem ficar sem ela.

Assim como você já deve ter notado até aqui, ela é muito prejudicial ao cérebro. Por isso, um dos principais sintomas a longo prazo é que reduz a capacidade de produção de alguns neurotransmissores, como a serotonina. Dessa maneira, causa quadros de depressão, estresse e ansiedade.

Além disso, quadros e transtornos comportamentais e mentais podem surgir. Até mesmo limitações na visão e na fala podem acontecer em função dos danos aos neurônios.

Complementarmente, a droga ainda causa problemas cardiovasculares, no fígado e nos rins. Isso sem falar em outras comorbidades menos comuns mas que também podem acontecer.

Ou seja, evite o uso de MD e de qualquer outra droga, pois seus riscos são muito altos. Caso esteja buscando se recuperar, venha conhecer a Clínica Estrela de Davi!

O post Qual é o efeito do MD e como amenizá-lo? Entenda! apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/efeito-do-md/