Drogas mais usadas no Brasil: saiba quais são

Você sabe quais são as drogas mais usadas no Brasil? Infelizmente, em nosso país, assim como em todo o mundo, o número de drogas ingeridas pela população é preocupante. E isso diz respeito tanto às drogas lícitas quanto às drogas ilícitas.

Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência química como uma doença, em função dos problemas que ela causa. Portanto, se você quer saber quais são as drogas que são mais utilizadas e o que fazer, leia!

Drogas mais usadas no Brasil entre as lícitas

drogas mais usadas no Brasil

Uma das últimas grandes pesquisas a respeito das drogas mais usadas no Brasil foi o III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dessa forma, se destacam como as mais utilizadas as drogas lícitas. No entanto, vale destacar que, assim como as substâncias ilegais, as que são legalizadas também trazem riscos à saúde e causam dependência química.

1. Álcool

Então, quem encabeça a lista é o álcool, que possui dados alarmantes. De acordo com a pesquisa, quase 2/3 dos brasileiros já beberam alguma bebida alcoólica.

Além disso, dos 30 dias anteriores à pesquisa, 30% da população (o equivalente a cerca de 45 milhões de pessoas) teria tomado ao menos uma dose. E, para piorar, mais de 2 milhões é considerado dependente do álcool.

2. Tabaco

Entre as drogas mais usadas no Brasil, o tabaco assume o segundo lugar, sendo esta também uma droga lícita. Neste caso, porém, aproximadamente 1/3 dos brasileiros afirma já ter utilizado pelo menos uma vez durante a vida.

Além disso, o número de pessoas que já havia fumado em pelo menos 30 dias antes da pesquisa é de 14%, o que significa cerca de 21 milhões de pessoas. Por isso, esse também é considerado um problema, em virtude dos riscos à saúde.

Ainda assim, um ponto positivo, pelo menos, é que o uso de tabaco tem diminuído na população brasileira. Contudo, isso nem sempre é necessariamente algo bom, já que em alguns casos acaba sendo substituído por outras drogas tão ou mais nocivas quanto.

3. Medicamentos de uso controlado

Em terceiro lugar entre as drogas mais usadas no Brasil, temos os medicamentos de uso controlado. Embora eles sejam legalizados, muitas vezes são utilizadas de forma equivocada – inclusive sem o uso da receita.

Portanto, estes medicamentos podem ser considerados problemáticos também. Dessa forma, o ideal e correto é que você sempre utilize apenas o que o seu médico especialista recomendou, seguindo à risca as indicações dele.

Em geral, estes medicamentos são os famosos tarja preta, caso dos tranquilizantes benzodiazepínicos, por exemplo. Para que se tenha ideia, cerca de 0,5% da população havia consumido sem receita no mês anterior à pesquisa.

Drogas mais usadas no Brasil entre as ilícitas

drogas mais usadas no Brasil

Se estas acima são as drogas mais usadas no Brasil e permitidas por lei, agora vamos para uma segunda categoria. Assim como você já deve saber bem, existem muitas drogas que não são permitidas, mas que infelizmente fazem sucesso e causam muito estrago.

Como demonstra a pesquisa, 3,2% dos entrevistados havia consumido alguma substância ilícita em até 12 meses antes da pesquisa. Além disso, esse valor predomina em homens (5% contra 1,5% nas mulheres) e em jovens (7,4% entre jovens de 18 a 24 anos).

Portanto, tendo isso em mente, veja abaixo quais são as principais no nosso país.

4. Maconha

A droga mais usada no Brasil de caráter ilícito é a maconha. Entre as pessoas de 12 a 65 anos, 7,7% já utilizou pelo menos em uma oportunidade durante a sua vida. Por isso, como parar de fumar maconha pode ser uma busca recorrente.

No entanto, considerando apenas os 12 meses anteriores à pesquisa, o número cai para 2,5%, o que corresponde a cerca de 3,8 milhões de brasileiros. Ainda assim, uma quantia elevada e preocupante.

5. Cocaína

Ocupando o 5º posto nas drogas mais usadas no Brasil, chega a cocaína. Perceba, a partir de aqui, que todas as drogas ilícitas tem consumo menor de 1% nos últimos 12 meses, ao contrário da maconha.

Ainda assim, é claro, é algo bastante preocupante, sobretudo pelos efeitos nocivos que essas drogas trazem ao corpo, à mente e à vida social de quem acaba se viciando. A overdose de cocaína, por exemplo, pode ser fatal.

Dito isso, na sua vida, aproximadamente 3% dos brasileiros já consumiu cocaína, número que cai a 0,9% se considerarmos apenas os últimos 12 meses e a 0,3% considerando os últimos 30 dias anteriores à pesquisa.

6. Crack e similares

O tratamento da dependência ao crack cada vez ganha mais ênfase, e não é à toa. Infelizmente, essa substância, tão nociva, também está entre as drogas mais usadas no Brasil.

Pelo menos 1,4 milhão de pessoas com idade entre 12 e 65 afirma já ter utilizado o crack ou algum de seus similares. Além disso, o número é maior entre homens (1,4% contra 0,4% nas mulheres) e nos 12 meses anteriores ao estudo, foi de 0,3%.

7. Ecstasy, heroína e solventes

Por fim, temos uma última categoria de drogas mais usadas no Brasil. Aqui, porém, vamos englobar três, que são a heroína, os solventes e o ecstasy. Somados, eles chegam a aproximadamente 0,2% dos entrevistados, considerando o uso nos últimos 12 meses.

Tratamento às drogas mais usadas no Brasil

Bom, e agora, como tratar as drogas mais usadas no Brasil? Na verdade, existe uma série de tratamentos disponíveis, e tudo varia conforme o caso e o paciente.

O mais importante é que você procure atendimento especializado, uma vez que essa doença requer auxílio de profissionais qualificados de várias áreas. Não pense que somente tratando em casa, sem ajuda, será fácil.

Além disso, venha conhecer as instalações da Clínica Estrela de Davi! Somos especializados na recuperação e reabilitação de pacientes.

O post Drogas mais usadas no Brasil: saiba quais são apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/drogas-mais-usadas-no-brasil/