Drogas lícitas e ilícitas: quais são as consequências para usuários?

As drogas lícitas e ilícitas têm semelhanças: ambos os grupos fazem mal ao organismo e são capazes de gerar dependência. Por isso, embora exista uma diferenciação legal entre elas, na prática as duas são enfermidades.

No entanto, isso não quer dizer que todas as drogas tenham as mesmas consequências. O que cada uma gera? E como tratá-las? Continue lendo essa publicação especial para entender mais sobre esse tema!

O que são drogas lícitas?

drogas lícitas e ilícitas

Para começar a falar de drogas lícitas e ilícitas, vamos pelo mais básico. Ou seja, o ideal é começar apresentando as chamadas drogas lícitas, que você provavelmente já experimentou ou conhece alguém que consome ou já consumiu.

Neste caso, então, me refiro àquelas substâncias que, mesmo sendo drogas, são permitidas por lei em nosso país. Dessa forma, elas podem ser compradas e consumidas no território nacional, sem problema nenhum em termos de lei.

No entanto, ainda que sejam permitidas, não quer dizer que elas não façam mal ao seu organismo, não é verdade? Pense nos casos clássicos das bebidas alcoólicas e do cigarro, que são duas drogas lícitas, provavelmente as mais famosas.

Hoje em dia, todo mundo sabe que elas são nocivas. No caso do cigarro, isto vem até estampado nas embalagens, de modo que quem está utilizando sabe dos riscos os quais está correndo.

Ainda assim, nem tudo se resume apenas a cigarro e a bebida alcoólica. De forma geral, podemos definir como droga lícita todas as substâncias que contém álcool, nicotina e até mesmo cafeína.

Além disso, é claro, entram nessa lista também os medicamentos, sejam eles prescritos por médicos ou não. Ou seja, mesmo que você tome de medicamentos de uso contínuo, este é sim um tipo de droga lícita.

Perceba, portanto, que se em alguns casos é recomendável parar por conta (como no tabaco e no álcool), em outros, como com os medicamentos de uso contínuo, isso só deve ser feito após orientação médica.

Saiba, de modo complementar, que existem também tratamentos para parar o vício em drogas lícitas. O caso dos Alcoólicos Anônimos é um grande exemplo disso, e com um bom índice de sucesso, inclusive com a força dos Doze Passos.

O que são drogas ilícitas?

Continuando a falar sobre drogas lícitas e ilícitas, agora vamos falar mais especificamente sobre a segunda categoria, das ilícitas. Assim como sugere o nome, elas são proibidas por lei, e não podem ser comercializadas e produzidas em nosso país.

No entanto, várias delas estão na lista de tipos de drogas mais consumidas, o que gera um alerta por se mostrar um problema de saúde pública. Entre os exemplos, temos os casos da maconha, do crack, da cocaína, do LSD, entre tantos outros.

Como você pode ver, são várias as drogas com grande consumo, sejam elas lícitas ou ilícitas. Assim, isto naturalmente gera um problema tanto para as pessoas que as utilizam quanto para as famílias, para a sociedade e até para o sistema de saúde.

E isso também engloba as drogas lícitas. Por exemplo, quando falamos em consumo de álcool, quase 80% da população com mais de 15 anos já consumiu, de acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

Dessa forma, a dependência química surge como um problema decorrente de diversas substâncias. Nos dias atuais, isso já é considerado inclusive uma doença, de acordo com as classificações mais recentes.

Contudo, embora seja uma enfermidade, para ela infelizmente não há cura. Ainda assim, existem métodos de tratamento que permitem que o dependente tenha uma vida mais próxima da normalidade e que consiga ficar sem o uso da droga.

Consequências das principais drogas ilícitas

drogas lícitas e ilícitas

Assim como você já deve ter percebido até aqui, existem muitas drogas lícitas e ilícitas. Como resultado, as consequências também variam bastante, em função de qual o indivíduo consome. Portanto, é impossível falar que vai ser a mesma coisa com todos.

Pense, por exemplo, que uma substância como a maconha causa um efeito completamente diferente daquele do LSD. Dessa forma, cada uma age de modo diferente no organismo, o que gera, igualmente, reações distintas.

Mesmo assim, se podemos falar de algo que todas causam, é uma chance elevada de ter comorbidades. Isto é, de desenvolver outras doenças que estejam relacionadas ao uso de drogas.

No caso do tabagismo, por exemplo, os principais problemas podem ser pulmonares, cardiovasculares e de aumento de chance de vários tipos de câncer. Com os medicamentos que geram dependência, normalmente mexem com o cérebro e tem seus efeitos descritos nas bulas. No caso do alcoolismo, também há risco de câncer e há prejuízo grave para diversos órgãos do corpo.

Perceba, portanto, que o seu organismo sofre de diversas formas durante a dependência química. Esse uso de drogas pode gerar problemas comportamentais, alterações de humor, mudanças sociais, problemas financeiros e uma série de doenças.

Por isso, o tratamento é sempre algo muito positivo tanto na vida do dependente quanto das pessoas ao seu redor. Assim, isso ajuda a salvar e a melhorar a qualidade de vida daquela pessoa e de todos que também estão sofrendo junto.

Como tratar a dependência química

Pois bem, como falei acima, o tratamento das drogas pode ser algo salvador. E saiba, aliás, que as drogas lícitas e ilícitas podem ser tratadas, independentemente se as substâncias utilizadas são ou não permitidas por lei.

Neste caso, cada tratamento depende majoritariamente das características do paciente. Ou seja, das substâncias que foram utilizadas, do grau de dependência, dos sintomas que vem tendo, etc.

Dessa forma, existem profissionais especialistas que fazem o diagnóstico e o acompanhamento. Em geral, o tratamento das drogas é feito por uma equipe multidisciplinar, com especialistas como médicos, psicólogos, enfermeiros, etc.

Um tratamento com a internação em uma clínica de reabilitação pode ser indicado para alguns casos. Estes locais são especializados na recuperação do paciente, para que possa voltar a ter uma vida social sadia.

Aqui na Clínica Estrela de Davi, fazemos este trabalho. Clique aqui para conhecer melhor sobre nós!

O post Drogas lícitas e ilícitas: quais são as consequências para usuários? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/