Uma clínica para dependentes químicos involuntários deve ser preparada para receber este indivíduo. Ou seja, deve ter profissionais de boa qualificação e uma estrutura que permita um tratamento eficaz.
Mas como entender se o local escolhido é o certo para a internação de quem você ama? E quais são os outros tipos de internação? Entenda!
Quem são os dependentes químicos involuntários?
Antes de falarmos sobre a clínica para dependentes químicos involuntários, você precisa entender o que isso quer dizer. Ou seja, quem são os dependentes químicos involuntários?
Na verdade, a dependência química é uma só. Atualmente, ela é considerada uma doença, e assim consta no último CID-10.
Dessa maneira, dependente químico é aquele que ultrapassou o ponto de usuário de drogas. Isto é, ele não as consome apenas quando quer e para se satisfazer pontualmente, mas sim perdeu o controle sobre a substância.
Assim como você já deve saber, qualquer substância possui esse risco, seja uma droga lícita ou ilícita. Entre os exemplos, temos o álcool, o tabaco, o MD, entre tantos outros que estão entre as drogas mais consumidas no Brasil.
Dito isso, qual seria a diferença então entre voluntário, involuntário e compulsório? Como vamos explicar a partir de aqui, essas nomenclaturas não estão relacionadas ao dependente, mas sim à forma de internação.
E aqui, quando falamos em internação, é uma das principais formas de tratamento a quem é viciado em drogas. Após o dependente passar por avaliação de uma equipe de especialistas, essa forma de tratar a doença pode ser a mais indicada.
Dessa maneira, como falei, a dependência química é uma só, e a internação varia entre esses três tipos:
- Voluntária: é a internação que acontece quando o próprio paciente consente legalmente no desejo de ser tratado;
- Involuntária: é a internação que acontece quando não é o paciente quem consente, mas sim algum de seus responsáveis (como os pais, por exemplo);
- Compulsória: de modo similar ao da internação involuntária, não é o paciente quem consente. No entanto, também não é nenhum responsável, e sim o sistema judicial que decide pela internação compulsória.
Quando a internação involuntária é permitida
Assim como falei acima, existe uma diferença importante entre três formas de internação: voluntária, involuntária e compulsória. De forma resumida, você já deve ter entendido o que elas são e o que é uma clínica para dependentes químicos involuntários, certo?
Só que, como você também deve ter notado, a internação involuntária não é um mar de rosas. Isso porque vai contra a vontade do dependente, algo que não é a situação ideal.
Por isso, é necessário cumprir alguns critérios básicos. Dessa maneira, a chamada Lei da Internação Involuntária, que é a Lei Nº 13.840, de 5 de junho de 2019, veio para elencar esses critérios mencionados.
Essa lei inclusive define legalmente o que podemos entender por internação voluntária:
Aquela que se dá, sem o consentimento do dependente, a pedido de familiar ou do responsável legal ou, na absoluta falta deste, de servidor público da área de saúde, da assistência social ou dos órgãos públicos integrantes do Sisnad, com exceção de servidores da área de segurança pública, que constate a existência de motivos que justifiquem a medida
Além disso, saiba que deve haver uma formalização do pedido médico para a internação. Ou seja, deve ser baseada em algo concreto, que é o entendimento do especialista de que aquele paciente precisa de uma internação mesmo que não seja consensual.
E o que pode influenciar a decisão do médico? De forma geral, são avaliados os tipos de substâncias utilizadas, qual é o padrão de uso desse paciente e se há ou não a possibilidade de procurar outras formas de tratamento à dependência para aquele caso.
Uma vez que a família detiver esse documento do médico, deverá solicitar formalmente o pedido de internação involuntária.
Tratamento em clínica para dependentes químicos involuntários
Colocar quem você ama internado em uma clínica para dependentes químicos involuntários pode não ser a decisão mais fácil do mundo, mas talvez seja a necessária para que ele consiga lidar com a dependência e ter uma vida mais próxima à normalidade.
Isso acontece porque, como mencionei antes, estes ambientes possuem profissionais qualificados para essas situações. Desse modo, há uma equipe que compreende médicos, psicólogos, enfermeiros, entre outros profissionais.
Então, cada um é responsável por uma parte do tratamento, que deve ser holístico. Assim, o objetivo é recuperar o corpo, a mente e o convívio social desse indivíduo que teve a sua vida afetada pelas drogas.
Isso é formalizado no que costumamos chamar de plano terapêutico, que deve ser individualizado às necessidades de cada paciente. Nele, são avaliados o estado do indivíduo, os riscos que possui, o seu histórico, a família, etc.
A partir de então, passa-se por um processo inicial de desintoxicação, para retirar do corpo a substância. Além disso, o paciente começa a aprender como lidar com as abstinências e as crises delas.
Depois disso, começam os tratamentos para a mente e para a volta do convívio social. Em geral, tudo leva pelo menos 6 meses para fazer um bom efeito. Embora a dependência química não tenha cura, ela pode ser tratada com relativa eficácia.
Melhores clínicas para dependentes químicos involuntários
Agora que você já aprendeu bastante sobre a dependência química, como encontrar a melhor clínica para dependentes químicos involuntários? Pois bem, a resposta está ao longo da própria publicação!
O que você deve fazer é avaliar se a clínica escolhida possui todos esses elementos que falamos. Ou seja, se há uma equipe séria de profissionais capacitados para lidar com essas situações.
Além disso, analise também a estrutura do local e se é bem projetado para receber o paciente. Assim como não precisa ser instalações de luxo, também não deve ser algo que seja como um castigo ao dependente.
Agora que você já sabe como fazer, venha conhecer a Clínica Estrela de Davi! Somos qualificados para lidar com a dependência química e reabilitar pacientes.
O post Clínica para dependentes químicos involuntários: saiba como escolher apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/clinica-para-dependentes-quimicos-involuntarios/