A força dos Doze Passos foi criada e consolidada há várias décadas como um meio de tratamento a qualquer tipo de dependência. Ainda que tenha sido criada primeiro entre os Alcoólicos Anônimos, logo se difundiu para outros grupos de autoajuda a dependentes.
No entanto, você sabe o que significa o programa dos 12 passos? O que ele diz e como se adaptar a ele? Leia até o final para entender!
O que é a força dos Doze Passos?
Antes de mais nada, você sabe o que é a força dos Doze Passos? Assim como sugere o nome, esse é um programa que é realizado a partir de 12 etapas, e foi criado há algumas décadas. No entanto, o que significa?
De forma resumida, este plano de 12 fases é voltado para auxiliar quem precisa superar vícios e compulsões, como é o caso da dependência química. Portanto, ele é muito útil para quem está tentando se livrar do vício das drogas ou de qualquer outro problema similar.
Assim, o que este programa prega é que todas as pessoas podem se ajudar mutuamente. Ou seja, unindo os dependentes é possível ter um maior sucesso na luta contra o vício ou a compulsão, mantendo a abstinência.
No entanto, de acordo com a força dos 12 passos, isso só é possível ao se render a uma espécie de poder superior, que está ligado também à religião.
Assim, a força dos Doze Passos é a principal forma de estratégia da maioria dos grupos de autoajuda para tratamentos atualmente. Entre eles, estão os Alcoólicos Anônimos, os Narcóticos Anônimos, entre outros.
História por trás do programa
Assim como falei acima, a história da força dos Doze Passos é longínqua, e data de algumas décadas atrás. Dessa forma, a sua origem inicial data do ano de 1935, em reuniões do Grupo de Apoio Alcoólicos Anônimos (AA).
Isto foi feito nos Estados Unidos, por Bill Wilson, um ex-corretor da bolsa, e por Robert Holbrook Smith (ou Dr. Bob), um médico cirurgião que foi cofundador do AA em conjunto com Bill Wilson.
Inicialmente, os 12 passos foram escritos como uma atualização dos 6 passos de um grupo missionário chamado Grupo de Oxford, com origem religiosa e sem relação em tratamento a vícios.
Dessa forma, sobretudo a partir dos contatos de Bill Wilson, houve essa apropriação e atualização dos passos, com a criação do programa dos AA. Portanto, ele uniu o que já existia à sua experiência prática e de seus colegas de Alcoólicos Anônimos.
Então, entre as principais conclusões e objetivos do livro, Wilson escreveu a respeito dos efeitos que existiam ao compartilhar as histórias. Assim, de acordo com ele, isso seria benéfico e ajudaria no tratamento.
Por isso, e por todo sucesso que fez o programa, o livro de Wilson ficou conhecido como Grande Livro. Dessa maneira, com base na inspiração em ensinamentos de um grupo religioso, além da sua experiência própria, ele ajudou a criar um programa que até hoje é utilizado com muito sucesso.
E aqui temos de salientar a importância que este livro teve. Afinal, nem todas as pessoas com a dependência podiam comparecer às reuniões do AA. Então, o Grande Livro fazia com que elas pudessem ter uma solução valiosa em suas mãos.
A partir disso, era possível implementar a força dos Doze Passos em outros locais e até mesmo para outros vícios, como se faz hoje em dia.
Como funciona o plano dos 12 passos
Assim que a força dos Doze Passos ficou tão popular em programas de autoajuda e apoio de tratamento a dependentes, com a publicação do livro. Então, a partir dele, podemos tirar algumas características marcantes do programa das 12 etapas.
Primeiramente, é importante destacar que praticamente todos os grupos de autoajuda para tratamento de dependentes o seguem, tamanho o sucesso. Por isso, há uma espécie de fórmula e padrão que se aplica a quase todos.
Então, é importante destacar a força das reuniões, que ocorrem em caráter regular. Elas servem em particular para a discussão de problemas entre os membros do grupo, para o compartilhamento dos sucessos pessoas e para que todos possam oferecer apoio uns aos outros.
Afinal, quem nunca viu alguma cena de alguém chegando em uma reunião, se apresentando pelo primeiro nome e destacando qual é a sua dificuldade (vício em álcool, em drogas, tabagismo, etc)?
Em síntese, essa é a forma de apoio que uns oferecem aos outros. Embora pareça algo simples, é extremamente eficaz e ajuda no tratamento contra a dependência.
Dessa forma, entre os benefícios da força dos Doze Passos, temos alguns importantes. Por exemplo, a capacidade de reconhecer sua dificuldade, a busca pelo controle sobre isso, o entendimento de que há mais pessoas em situação similar, a autoaceitação e busca por mudança, a compaixão, entre outros.
Quais são os Doze Passos?
Para finalizar, você sabe quais são as etapas do programa? Isto é, quando falamos na força dos Doze Passos, quais são eles? Na verdade, eles são simples de entender, como você vai ver abaixo.
- Admitir a impotência perante o álcool ou qualquer outra dificuldade que cause vício ou compulsão e retire o domínio sobre a condução da sua vida.
- Acreditar que existe um poder superior que é capaz de devolver o controle sobre si.
- Entregar o controle dos seus cuidados e a sua vida a essa forma de poder superior.
- Realizar um inventário moral de si próprio.
- Admitir, tanto perante a força superior quanto aos outros seres humanos os seus erros.
- Estar aberto para que a força superior auxilie que você possa curar essas falhas.
- Pedir que Deus ajude a livrar da dificuldade.
- Listar as pessoas a quem você causou mal e se prontificar a reparar qualquer tipo de dano causado a elas.
- Reparar o dano causado a essas pessoas, a não ser que vá causar mais danos a você mesmo ou a terceiros.
- Jamais parar de realizar o seu inventário pessoal de erros, sempre pronto para admitir quando falhar.
- Meditar e realizar preces para se conectar ao poder superior.
- A partir deste despertar espiritual, transmitir a força dos Doze passos a outros dependentes para que também possam fazê-lo.
Perceba, portanto, que esta metodologia é forte e importante na recuperação. Para saber mais sobre assuntos como este, visite nosso blog!
O post Você sabe qual é a força dos Doze Passos? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/voce-sabe-qual-e-a-forca-dos-doze-passos/