Ansiedade e depressão: saiba informações importantes

Ansiedade e depressão são transtornos que podem afetar a qualquer um. Embora em determinados momentos eles sejam naturais, a presença frequente e acentuada é caracterizada como uma doença.

No entanto, como diferenciar ansiedade e depressão? O que eles têm de similar e de diferente? Quais são os sintomas? Leia para entender melhor!

O que é a ansiedade

ansiedade e depressão

Primeiramente, vamos começar falando sobre o que é ansiedade. Assim, você vai entender melhor sobre este quadro, antes de falarmos sobre a depressão.

Portanto, saiba que a ansiedade é um estado emocional em que estão presentes sentimentos nocivos, como a tensão, a preocupação, entre outros.

Além disso, em certo nível, é até normal ficar ansioso. Vai dizer que você nunca sentiu um friozinho na barriga antes de encontrar a pessoa amada ou antes de fazer uma prova? Isto é perfeitamente natural.

No entanto, em um certo ponto, já passa o considerado normal e se torna uma doença. Dessa maneira, isso acontece quando o quadro de ansiedade é muito frequente ou numa intensidade muito forte.

Ou seja, podemos dizer que ela se torna um problema quando é muito forte a ponto de atrapalhar o funcionamento do organismo e a qualidade de vida do indivíduo. Então, nestes casos a ansiedade é considerada um transtorno de saúde mental.

Por isso, quem sofre com esse problema possui uma grande dificuldade até mesmo para realizar tarefas simples. Por exemplo, falar em público se torna um desafio praticamente intransponível.

Diante de cenários como este, o corpo começa a tremer, a respiração é prejudicada e o coração dispara. Isso acontece ao ponto de incapacitar a pessoa, de forma que ela não consegue realizar nem mesmo tarefas cotidianas.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, um número extremamente elevado de brasileiros está com ansiedade atualmente, sobretudo por conta da pandemia de covid-19. Dessa forma, as pesquisas apontam que a proporção chega a 86,5% dos brasileiros estudados.

No entanto, nem tudo se resume a esta enfermidade. Assim como vamos ver abaixo, ansiedade e depressão são duas questões importantes, embora diferentes.

O que é a depressão

Da mesma forma que a ansiedade é uma doença, a depressão também é caracterizada dessa forma. E os números são igualmente preocupantes: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 300 milhões de pessoas com depressão no mundo. No Brasil, o número total é de cerca de 12 milhões de pessoas.

Ou seja, perceba que ansiedade e depressão possuem em comum uma taxa considerável na população brasileira. Dessa maneira, ambas são preocupantes e devem ser consideradas de forma séria.

Com relação à depressão, hoje em dia se sabe que existem diversos fatores que podem desencadeá-la. Por exemplo, há uma propensão genética, além de problemas metabólicos e hormonais, históricos de traumas ou abuso e outros casos que podem levar ao surgimento do quadro.

No entanto, é bom ressaltar que a depressão não se caracteriza apenas como uma tristeza um pouco mais acentuada do que o normal. Na verdade, ao contrário da tristeza, ela é duradoura, e não passageira.

Isto é, para quem é depressivo, qualquer situação se torna mais sofrida e incômoda. Assim, lidar com qualquer fator é um problema que pode desencadear crises, por exemplo. Não basta simplesmente pensar positivo para passar.

Ainda que seja normal em certos períodos, como no luto, ela pode se tornar uma enfermidade. Então, caso seja uma doença, existem diferentes níveis, desde os mais leves até os mais graves. Por isso, neste aspecto, ansiedade e depressão são similares.

Quais são as diferenças entre ansiedade e depressão?

ansiedade e depressão

Assim como você deve ter notado até aqui, ansiedade e depressão possuem semelhanças, como de serem doenças, mas também têm muitas diferenças. Além disso, ambas podem até ser comorbidades uma da outra. Podem, igualmente, surgirem em decorrência do uso de substâncias químicas, por exemplo.

Desse modo, é bom elencar o que eles têm de diferente, para que não haja confusão. Para começar, a depressão está mais relacionada à presença de pensamentos ruins, até mesmo suicidas em alguns quadros.

Por outro lado, a ansiedade surge diante de situações estressantes. Ela se parece mais com uma preocupação excessiva que faz com que seu coração dispare e sua respiração mude.

Contudo, essa diferenciação não é uma tarefa tão fácil assim. Para diagnosticar, sempre é necessário o auxílio de um médico especializado.

Então, ele levará em conta todos os fatores que mencionamos acima, passando pelo seu histórico, pelas condições genéticas, etc. Ou seja, ele levará em consideração uma série de fatores para chegar ao diagnóstico correto.

Quais são os sintomas de ansiedade e depressão?

Para ajudar na diferenciação, há também os sintomas de ansiedade e depressão, que são diferentes. Por isso, separamos abaixo os principais para que você entenda melhor.

Sintomas de ansiedade

Primeiramente, vamos com os sintomas de ansiedade. Eles costumam ser os seguintes:

  • Tensão exagerada, que chega a incapacitar de realizar alguma atividade;
  • Ausência de controle sobre suas ações ou pensamentos;
  • Medo exacerbado de alguma situação em particular;
  • Alterações respiratórias, como falta de ar;
  • Dificuldade de concentração;
  • Inquietação;
  • Insônia;
  • Presença de pensamentos catastróficos;
  • Taquicardia.

Sintomas de depressão

Agora, com relação aos sintomas de depressão, os mais comuns são os listados abaixo:

  • Humor depressivo, como a sensação de tristeza, a autodesvalorização, o sentimento de culpa, entre outros;
  • Diminuição do interesse sexual;
  • Falta de energia ou cansaço excessivo;
  • Insônia ou sonolência exagerada;
  • Alterações de apetite, geralmente diminuído;
  • Dores no peito;
  • Taquicardia;
  • Mal-estar.

Se você acredita que pode estar com ansiedade ou depressão, procure um médico! Em casos mais graves, até mesmo a internação pode ser uma opção.

O post Ansiedade e depressão: saiba informações importantes apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/ansiedade-e-depressao-saiba-informacoes-importantes/