Usuário de drogas: quais são os sinais e os tratamentos?

Quando falamos em usuário de drogas, muitos associam a imagens de pessoas em situação de rua, passando fome e necessidade. No entanto, nem sempre esse é o caso, e essa imagem está extremamente fora de contexto.

Muitas vezes os usuários estão mais pertos do que imaginamos, inclusive na nossa família. Portanto, você tem alguma suspeita? Quer saber se alguém que você ama pode ser dependente químico e ajudá-lo? Leia!

Ser usuário de drogas e dependente químico é a mesma coisa?

Afinal de contas, ser usuário de drogas e ser dependente químico é a mesma coisa? Como já falamos em outra publicação, a dependência de drogas é uma doença. Assim, é reconhecida também como um problema de saúde pública.

Dessa maneira, o dependente químico é aquela pessoa que já perdeu o controle sobre o vício. Ou seja, ele acaba colocando o uso da substância acima de qualquer outra coisa na sua vida. Sendo assim, é como uma prioridade mesmo.

Além disso, associado à dependência química, há uma série de sintomas que podem aparecer. Eles são relacionados a fatores físicos, psíquicos e até mesmo sociais. Por isso, entende-se que a dependência afeta toda a vida da pessoa e de quem é próximo a ela.

Até mesmo na hora do tratamento há questões importantes, como as crises de abstinência e a luta contra as recaídas. De toda forma, certamente sempre vale a pena lutar para controlar o vício.

No entanto, como você deve imaginar, nem sempre essa é a realidade. Desse modo, podemos dizer que nem todo mundo que usa drogas já chegou nesse estágio.

Em outras palavras, ser usuário de drogas não significa necessariamente ser dependente químicos. Então, quem utiliza apenas para fins recreativos não pode ser caracterizado dentro dessa doença que é a dependência.

Ainda assim, vale ressaltar que é bem possível que, em algum momento, esse uso recreativo venha a se tornar vício. Por isso, o uso de qualquer tipo de substância como essas é contraindicado.

Sinais de que alguém é usuário de drogas

usuário de drogas

Bom, até aqui você já deve ter entendido que nem todo usuário de drogas é viciado, não é verdade? Mas, agora, como saber se aquela pessoa que você suspeita faz realmente uso de alguma substância?

Isso pode ser identificado a partir de alguns sinais e sintomas que podem ser vistos por um bom observador. De fato, alguns desses sinais vão ajudar até mesmo a descobrir se o indivíduo já se tornou dependente.

Primeiramente, os usuários de drogas recreativos fazem uso apenas esporádico, por exemplo uso de maconha em festas. Assim, não costuma haver prejuízo considerável para si ou para os outros. Ainda assim, eles podem acontecer.

Aos poucos, isso pode evoluir e, sem perceber, acaba se tornando um vício. Lembre-se de que a dependência química é uma doença e para ela há tratamento, embora não exista ainda nenhuma cura.

Dessa maneira, entre os principais sintomas que as famílias tendem a observar, há alguns que costumam se repetir. Para começar, mentir torna-se um hábito. Além disso, as mudanças de humor e de comportamentos também acontecem bastante.

A partir de então, cada vício pode levar a um padrão de comportamento diferente. No entanto, alterações físicas, mentais, comportamentais e de hábitos sociais são cada vez mais nítidos.

Quais são os melhores tratamentos?

Assim como falei antes, não existe ainda nenhuma cura para a dependência química. Ainda assim, se você é usuário de drogas, saiba que existem tratamentos eficazes para mantê-lo longe do vício.

Isso, porém, requer a atuação de uma equipe multidisciplinar. Entre os principais profissionais da saúde envolvidos, estão os que vão ajudá-lo na recuperação física, mental e social. Portanto, o tratamento precisa ser holístico, servindo para corpo e mente.

Tendo isso em mente, saiba que o tratamento pode ocorrer de diversas formas. Em níveis mais iniciais, é possível que alguns casos sejam tratados do ambiente em que você vive, tratando de tomar alguns cuidados e sempre com acompanhamento profissional.

Entretanto, nem sempre este é o caso. Para outros, o ideal é procurar as clínicas de recuperação, que reabilitam o dependente. Elas têm estruturas e profissionais dedicados e qualificados para essa finalidade.

Dessa forma, o mais importante é perceber que o caminho não será fácil, mas pode ser trilhado. Nestes momentos, o apoio da família é fundamental como suporte ao dependente em todas as dificuldades que ele vai enfrentar.

Desafios no tratamento

usuário de drogas

Nem tudo é fácil no tratamento de um usuário de drogas. Desafios como o da luta contra os gatilhos que levaram ao vício ou o das crises de abstinência podem ser reais dificuldades. Como lidar com todos esses processos?

Primeiramente, é preciso que o dependente e os familiares aceitem a realidade do uso e vício às drogas. Assim, admitir que precisa de ajuda é um passo inicial importante e ajuda a combater a tendência à negação e à vergonha.

No entanto, como falei antes, a dependência é uma doença, e todos podem acabar sofrendo com ela. Por isso, pense que o primordial é se tratar para se livrar disso.

E, ressalto, aqui o apoio da família e das pessoas próximas é ainda mais importante. Diante de toda essa insegurança e esse medo que o usuário de drogas sofre, ter quem ele mais confia e ama como seu porto seguro é o que mais pode dar forças.

Então, essa luta para aceitar o tratamento, somado à vontade do corpo em usar a droga, são os dois grandes desafios. Lidar com isso requer apoio profissional e da família.

Você tem alguém que ama e está passando por esse problema? Venha conhecer o nosso trabalho!

O post Usuário de drogas: quais são os sinais e os tratamentos? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/usuario-de-drogas-quais-sao-os-sinais-e-os-tratamentos/