Como parar de fumar maconha? Infelizmente, quem já caiu no vício pode ter muita dificuldade de fazer isso sozinho, despreparado. Por isso, é importante saber exatamente quais passos tomar.
Entre as principais decisões, estão a de quando identificar que existe o vício e quais profissionais procurar. Portanto, para saber isso, leia!
O que é a maconha?
Antes de saber como parar de fumar maconha, você precisa entender o que está colocando no seu corpo. Então, para isso, saiba que ela é derivada da planta Cannabis sativa e tem diversas substâncias, como canabidiol (CBD) e tetraidrocanabiol (THC).
Embora hoje em dia algumas dessas substâncias estejam sendo utilizadas como medicamentos, em geral isso não é pelo fumo. E, muito menos, através do vício. Em vez disso, requer primeiro que seja legalizado no país e, depois, que tenha requisição médica.
Dessa forma, o que predomina em nosso país é o uso recreativo da maconha que acaba se tornando dependência química. Ou seja, o usuário, que muitas vezes começa a usar por pressão de grupo social, acaba se viciando na droga.
Porém, a maconha é ilegal em nosso país, assim como na maior parte do mundo. Ela possui diversas propriedades psicoativas, que mexem com os neurotransmissores no cérebro, gerando o vício.
A sua proibição se dá justamente porque essa droga tem diversos males que são comprovados cientificamente. Dessa forma, só corrobora que o seu uso medicinal deve ser feito pontualmente e para os casos em que há indicação clínica e base legal.
Sintomas da dependência à maconha
Assim como as outras drogas, existem sintomas associados especialmente à dependência dessa droga. Se você está procurando como parar de fumar maconha, muito provavelmente já começou a senti-los.
Dessa maneira, assim como qualquer outra dependência química, esta é uma doença. Então, os sinais e sintomas podem variar de acordo com uma série de fatores, como a frequência de uso e a quantidade.
Ainda assim, podemos separar em algumas categorias principais. Isso porque há sintomas físicos, psíquicos e sociais.
Entre os sintomas físicos da maconha, os mais comuns são os seguintes:
- Diminui a capacidade de concentração e foco;
- Aumenta as chances de câncer de pulmão, além de favorecer o desenvolvimento de outras doenças respiratórias e cardíacas;
- Reduz a fertilidade, principalmente em homens;
- Pode levar a alterações no apetite;
- Olhos vermelhos e alteração das pupilas com frequência;
- Alterações no sono;
- Distúrbios de coordenação;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Sintomas neurológicos, como as alucinações.
Já, entre os sintomas psíquicos, estão os seguintes:
- Ansiedade, depressão ou estresse;
- Mudanças de humor;
- Distúrbios psiquiátricos, como a esquizofrenia;
- Isolamento social;
- Desinteresse pelos hábitos de rotina, como a perda de interesse por trabalho e estudos;
- Crises de pânico.
Além disso, com relação ao aspecto social, como já falamos há uma tendência ao isolamento. Dessa forma, a prioridade do dependente passa a ser quase que exclusivamente o uso de drogas, sem conseguir lidar muito com o resto à sua volta.
Assim, vale destacar que até mesmo a família acaba sofrendo junto. Por isso, em muitas técnicas de tratamento, ela também é envolvida, inclusive para evitar problemas na reinserção do paciente.
Como parar de fumar maconha
Enfim chegamos à última parte, que é destinada mais especificamente a como parar de fumar maconha. Até aqui, você já entendeu o que é a droga e como identificá-la, não é verdade? Se ela ainda não está fazendo mal, é porque você não notou.
Tratamento com equipe multidisciplinar
Primeiramente, saiba que existe a necessidade de tratamento com uma equipe multidisciplinar. Ou seja, deve envolver médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais.
Sendo assim, falando especificamente sobre a psicoterapia e o tratamento médico, eles são fundamentais. Aqui, busca-se mudar o comportamento, justamente para motivar o paciente a parar de usar a droga e para evitar os gatilhos que levam a ela.
Então, note que o objetivo é desassociar aquilo que levava ao uso da droga da vida do indivíduo. Com isso, há um maior êxito em tratar e evitar recaídas.
Para isso, o tratamento psicoterapêutico é muito importante. Ele pode acontecer de diversas formas, com métodos que são individualizados para cada paciente e outros que são feitos em grupo.
Tratamento farmacológico
Seguindo, como parar de fumar maconha também pode ter um apoio em medicamentos. Então, isto é feito a partir de medicamentos, de modo que já existem alguns aprovados e outros ainda estão sendo estudados.
Esta etapa também visa apoiar o processo de desintoxicação do organismo. Além disso, ele é muito importante no controle das crises de abstinência. Ou seja, o medicamento ajuda a superar a falta que a droga faz ao organismo.
Pense que o vício exige por um motivo. Assim que as substâncias da droga entram no corpo, o cérebro ativa neurotransmissores de bem-estar, e é como se fosse uma recompensa. Por isso, apesar de todos os males que faz, é que surge a dependência.
Então, o tratamento farmacológico busca exatamente atuar nesse processo. No entanto, é importante ressaltar que ele deve ser feito apenas com acompanhamento médico.
Clínicas de recuperação
Por fim, outro método importante é o das clínicas de recuperação. Elas ajudam em como parar de fumar maconha principalmente em casos mais avançados da dependência.
Estes ambientes são estruturados especialmente para receber dependentes. Dessa maneira, contam com uma estrutura própria e profissionais qualificados para resolver o seu problema.
Aqui na CT Estrela de Davi, temos experiência e qualificação no tema. Clique aqui para conhecer mais!
O post Saiba como parar de fumar maconha apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/saiba-como-parar-de-fumar-maconha/