Quando estamos internando alguém que amamos, queremos sempre o melhor, concorda? Por isso, como saber se uma clínica de recuperação é confiável? Quais critérios devo levar em consideração no momento da escolha?
Para que você entenda tudo sobre esse assunto, preparamos esta publicação especial. Assim, no final, você estará mais apto a escolher o ambiente ideal para a internação. Acompanhe!
1. Saiba quais são os profissionais que trabalham na clínica de recuperação
Primeiramente, é necessário entender quais são os profissionais que atuam nessa clínica de recuperação. Como já falamos em outras publicações, a dependência química é uma doença que exige um tratamento multidisciplinar.
Então, lembre-se de que o vício afeta diversos fatores da vida do dependente. Assim, piora a saúde física, tem efeitos psíquicos e traz problemas também ao fator social e comportamental.
Portanto, como afeta tudo isso, também precisa de um tratamento holístico, que trate todos esses fatores. Dessa forma, é imperativo que os profissionais que irão cuidar do paciente sejam especializados e experientes no tema.
2. Conheça a infraestrutura do local
Ainda que os funcionários da clínica de recuperação tenham uma grande importância, não se resumem a tudo que você deve cuidar. Além disso, é necessário observar também qual é a estrutura do local em que você vai internar quem você ama.
Dessa maneira, saiba que existem clínicas voltadas para diferentes públicos. Ou seja, há as que são exclusivas para homens, outras para mulheres e, ainda, as que servem apenas para adolescentes.
De modo complementar, também variam de acordo com o padrão. Em algumas, há algumas facilidades a mais.
Por fim, leve em consideração que algumas clínicas podem ser focadas mais especificamente em algum tipo de vício. Por exemplo, vício em maconha, em cigarro, em álcool, em cocaína, etc.
Dito isso, saiba que esses ambientes podem oferecer espaços que ajudam no tratamento de formas diferentes. Sendo assim, espaços para convivência são bons para a socialização, locais para laborterapia também são bem-vindos, etc.
3. Entenda sobre a duração do tratamento e os valores
Saber se a clínica de recuperação é confiável diz respeito também aos valores envolvidos e à duração do tratamento. Por isso, se algo fugir muito do convencional, já é bom começar a desconfiar.
Em geral, os tratamentos nestas clínicas de reabilitação levam, em média, pelo menos 6 meses. Assim, este é o tempo mínimo necessário para passar pelas fases de desintoxicação até ressocialização.
Já, com relação aos valores, há uma grande oscilação. Tudo depende de vários fatores, como o local, a especialização e o padrão da clínica, por exemplo.
4. Converse com os profissionais da clínica de recuperação
Assim como já mencionei no primeiro ponto, os profissionais da clínica de recuperação devem ser especializados e experientes. Ou seja, devem estar acostumados e saber lidar com pacientes dependentes.
Então, uma vez que você tiver certeza disso e já estiver também gostando mais de uma clínica, visite ela. Além de visitá-la, busque também conversar com os profissionais que irão lidar com o dependente.
Dessa maneira, busque saber como será a vivência da pessoa lá dentro. Isto é, quais serão os tratamentos, as atividades exercidas, etc. Lembre-se de que a internação não é nem uma forma de punição e nem uma colônia de férias.
5. Saiba quais medicamentos serão utilizados
Boa parte dos dependentes utiliza de métodos farmacológicos para auxiliar em questões como as crises de abstinência. Embora o tratamento seja bastante amplo, os medicamentos também podem ser uma parte importante.
Por isso, ao conversar com a equipe que irá cuidar do dependente, entenda também quais remédios serão dados e o porquê. Além disso, caso a pessoa já utilize alguma medicação, converse sobre ela e entenda se irá ser continuada ou suspensa.
Com relação ao uso da droga, saiba que, em geral, ela ainda é ministrada, só que em pequenas doses. Como uma pausa brusca pode gerar problemas, o uso em doses cada vez menores é uma metodologia que pode ser eficaz, desde que feita por profissionais qualificados.
6. Entenda os métodos de tratamento da clínica de recuperação
Com o que falei até aqui, você já deve ter entendido um pouco do tratamento de uma clínica de reabilitação. Ainda assim, é importante que você busque entender não somente as medicações que serão dadas, mas todo o resto.
Ou seja, quais são as etapas de tratamento que serão seguidas? De que maneira o dependente irá tratar o físico, o mental e o social? Além disso, como será feita a desintoxicação e o cuidado contra recaídas e crises de abstinência?
Hoje em dia, existem muitos métodos que comprovadamente dão certo. É fundamental que a clínica os conheça e consiga promover a reabilitação do dependente a partir de uma combinação eficaz.
7. Converse com quem já passou pela clínica
Para complementar todos os passos que mencionamos até aqui, o ideal é conhecer alguém que já passou por aquela clínica. Afinal, como em qualquer ambiente, ter o relato de quem já passou pela experiência é importante.
Dessa maneira, busque perguntar e entender como foi a experiência daquela pessoa. É o que você pretende enquanto você ou quem você ama estiverem lá dentro? Ou será que existem clínicas com melhores métodos?
Ademais, com relação a recaídas e crises, como essa pessoa tem lidado? Em geral, a clínica conseguiu lidar bem com isso? Ela cuida da família também? E o pós-internação, como é feito?
Portanto, com todo esse conhecimento em mente, você tem os critérios ideais para saber se a clínica de recuperação é confiável! Agora só falta conversar com a CT Estrela de Davi: clique aqui!
O post Como saber se uma clínica de recuperação é confiável? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/como-saber-se-uma-clinica-de-recuperacao-e-confiavel/