O tratamento de dependência a cocaína tem o objetivo de livrar a pessoa desse vício. Por isso, ele deve ser tratado com seriedade, e todos os passos prescritos pela equipe profissional multidisciplinar responsável devem ser seguidos.
Porém, antes disso, é necessário que você entenda o que é essa droga, como acontece o vício e quais males ela pode causar ao dependente. Então, para entender mais, acompanhe essa publicação até o final!
O que é a cocaína?
Para começar, precisamos falar sobre o que é a cocaína, esta droga tão perigosa e que, infelizmente, tem muitos usuários. Ainda que praticamente todo mundo saiba que ela faz muito mal à saúde, o seu uso é muito comum.
Dessa forma, podemos caracterizar esta droga psicotrópica como uma substância que tem ação estimulante no sistema nervoso central. Sendo assim, quando ela entra no corpo, o sentimento inicial é de euforia.
Então, entre os mais variados fatores, há um grande aumento da autoconfiança, com a pessoa acreditando que possui muito mais potência física e mental. Por isso, ela traz um efeito ao cérebro que pode levar à dependência química, o que é grave.
Portanto, como é comum com drogas de tipo estimulante, os efeitos da cocaína levam a um maior estado de alerta. Esta é uma droga semissintética, uma vez que tem origem natural, mas também passa por laboratórios.
No entanto, logo após estes sentimentos de potência, vem o revés. É aí, então, que podem começar sintomas como a ansiedade, a depressão e até mesmo episódios de alucinações.
Além disso, a frequência cardíaca e a pressão arterial também tendem a subir, e problemas para dormir e para comer são comuns. Quanto mais frequente é o uso, piores tendem a ser estes sintomas.
Quais são os sintomas da dependência à cocaína?
Acima, vimos, de maneira geral, o que é a cocaína e como funcionam os efeitos dessa droga. No entanto, antes de falarmos especificamente sobre o tratamento de dependência a cocaína, é necessário entender como identificar o vício. Para isso, é preciso entender melhor os sintomas.
De maneira resumida, a dependência química é uma doença, caracterizada por instituições como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde. Ela afeta o indivíduo de diversas formas, como no aspecto físico, no mental, no social e até mesmo no espiritual.
Por isso, todos esses elementos devem estar presentes também no tratamento, justamente para servir à reabilitação. Assim, tratando o paciente de uma maneira holística, as chances de sucesso são maiores.
Porém, voltando aos sintomas da cocaína, é importante relembrar que ela pode ser aplicada de diversas maneiras. Por exemplo, de modo intravenoso ou, de forma alternativa, através da inalação.
Desse modo, isso impacta também nos sintomas: quando é injetada, tendem a ser mais intensos e severos, a despeito do que acontece quando é inalada. Ademais, o uso contínuo e frequente também pode intensificar o aparecimento dos sintomas.
Por isso, a dependência pode levar a vários sinais que podem ser observados no dia a dia. Veja, então, alguns abaixo:
- Abstinência: as crises de abstinência da cocaína podem dar fadiga extrema, depressão, aumento do apetite, dificuldades de concentração e sonolência. Além disso, em casos mais extremos, pode até levar a tentativas de suicídio.
- Efeitos cardíacos: arritmia cardíaca, maiores chances de AVC e infarto estão entre os perigos.
- Problemas gastrointestinais: além disso, costuma levar também a náuseas, vômitos, dores intestinais.
- Outros efeitos: além disso, a dependência à droga também pode levar a problemas renais, delírios, comportamentos violentos, a irritações no septo nasal, à rouquidão, ao sangramento pelo nariz e a marcas e reações alérgicas.
Como funciona o tratamento de dependência a cocaína?
Pois bem, agora que você já entendeu melhor como funciona esse vício, é hora de falar mais especificamente sobre o tratamento de dependência a cocaína. Primeiramente, é importante ressaltar a necessidade de uma equipe multidisciplinar.
Ou seja, os profissionais que irão atuar com o paciente devem ser de diversas especialidades, com experiência na atuação dessa área. Assim, será possível ter uma abordagem que englobe medidas farmacológicas, psicoterapêuticas e até mesmo espirituais.
Muitos parentes têm dúvidas em como cuidar do dependente, e é essa equipe quem poderá ajudar inclusive nesse sentido. Ela ajudará a instruir e a apontar modelos e condições de como atuar com este indivíduo.
Sendo assim, o grande objetivo, a todo momento, é manter o viciado longe da droga, sem utilizá-la. Por certo, irão aparecer alguns sintomas de abstinência, como os que elencamos antes, mas isto acaba sendo necessário para passar pelo problema.
Além disso, também é fundamental destacar que o tratamento é sempre personalizado e individualizado. Isso porque cada pessoa é diferente da outra, tendo suas próprias características fisiológicas e até mesmo de personalidade e de experiências passadas.
A partir disso, veja, abaixo, algumas etapas que fazem parte do tratamento a partir da internação.
Desintoxicação e reabilitação no tratamento de dependência à cocaína
Entre as primeiras etapas, temos a desintoxicação e a reabilitação. No caso da desintoxicação, a ideia é manter a pessoa afastada de qualquer coisa que possa remeter e trazer novamente a vontade do uso da droga. Nessa etapa, há um grande cuidado no foco físico.
Já, na reabilitação, como indica o nome, há algo um pouco mais avançado e posterior. Assim, nela, aos poucos o indivíduo vai retomando as suas atividades de rotina, de uma forma que não inclua o uso da droga.
A prevenção às recaídas no tratamento de dependência a cocaína também é importante, e está presente a todo momento. Para qualquer tipo de drogas, este é um risco, e com esta substância não é nada diferente.
Portanto, em todos os casos, é necessário identificar tudo que pode acabar potencializando esta recaída. Então, com tratamentos que visam o corpo e a mente, há uma mudança de estilo de vida que ressignifica esses objetos e práticas.
Nem sempre a internação é uma necessidade, mas pode ser uma opção interessante. Ela é mais utilizada quando há dificuldade em cumprir o tratamento ou quando o dependente já apresenta riscos para si próprio ou a quem convive com ele.
E você, ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
O post Tratamento de dependência a cocaína: o que é e como funciona? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/tratamento-de-dependencia-a-cocaina/