Saiba quais são os principais efeitos das drogas no organismo

Os efeitos das drogas no organismo podem ser devastadores, levando até mesmo à morte. Além disso, eles também podem ser vistos sob o ponto de vista mental, social e até espiritual, sendo nocivos de todas as formas.

Para isso, é necessário entender, antes de mais nada, como podemos classificar as drogas. Assim, será possível compreender de que forma os efeitos das drogas no organismo surgem e, inclusive, como levam ao vício. Leia!

Entenda como se classificam as drogas

efeitos das drogas

Como você já deve saber, existem vários tipos de drogas. Dessa forma, cada uma dessas substâncias pode gerar efeitos que divergem uma da outra, de modo que cada droga costuma ter seus próprios efeitos.

Ainda assim, como vamos falar na próxima seção, existem efeitos das drogas que são mais comuns. Eles são os responsáveis por basicamente tudo a respeito delas, desde a motivação pela qual fazem a dependência até os efeitos devastadores ao indivíduo e à família.

Dito isso, agora vamos falar de forma introdutória sobre essa classificação das drogas. Dessa maneira, você poderá entender melhor de onde elas vêm e como são formadas. Veja:

  • Analgésicas: são substâncias que trazem uma sensação de bem-estar que é temporária, além de relaxarem a musculatura;
  • Alucinógenas: este outro tipo de substância provoca alucinações no indivíduo, causando a distorção da realidade em torno dele;
  • Estimulantes: os efeitos das drogas estimulantes são o de fazer com que a pessoa entre num estado de alerta mais forte, em particular na atividade motora;
  • Hipnóticas: diferentemente das estimulantes, as drogas hipnóticas realizam a indução do sono;
  • Inalantes: por fim, as drogas inalantes, normalmente relacionadas aos solventes, podem ter várias combinações, de modo a levar a diferentes efeitos, mas todos nefastos.

Além dessas citadas, podemos lembrar ainda das drogas legalizadas, como é o caso do álcool e do cigarro. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, elas são substâncias nocivas e que causam muitos prejuízos ao dependente e a quem vive com ele.

Ainda, outra classificação é entre as naturais (como a maconha), as semissintéticas (processadas de componentes naturais, como a cocaína) e sintéticas (fabricadas em laboratórios, como o LSD).

Sendo assim, o importante aqui é que você entenda que existem várias substâncias que causam o vício. E, ademais, que cada uma tem efeitos que podem ser distintos.

Os principais efeitos das drogas

Pois bem, agora que já falamos sobre como estas substâncias podem ser classificadas, vamos falar enfim dos principais efeitos das drogas. Como mencionei antes, eles são variados. Ainda assim, existem cinco que são os mais comuns. Veja:

1.      Sensação de bem-estar

Muitas pessoas caem no consumo das drogas em função de problemas emocionais. Dessa forma, buscam algo que os preencha, e que cause bem-estar. E é exatamente isso o que muitas substâncias de fato proporcionam.

Dessa forma, elas agem diretamente no cérebro, que recebe esse bem-estar como uma sensação de recompensa. Por isso, acaba gerando o vício, e cada vez mais a pessoa sente a necessidade de consumir mais.

2.      Euforia entre os efeitos das drogas

Além da sensação de bem-estar, boa parte das drogas também causa euforia, sobretudo as que são estimulantes. Entre elas, estão a cocaína, o crack, a heroína, entre outras.

Portanto, o que elas fazem é ativar o sistema nervoso, de modo que a pessoa tenha sentimentos de excitação, além de se sentir mais empoderado. É, praticamente, um sentimento de que está acima de tudo e de todos, como se fosse imbatível.

Isso leva, então, à perda da noção de perigo, o que leva esses indivíduos a fazerem atividades que antes não fariam. Ademais, também podem dar um aumento de energia.

3.      Alucinações

Como falei na seção anterior, uma categoria importante das drogas é a dos alucinógenos. E elas causam exatamente o que a palavra quer dizer: fazem uma distorção da realidade de tudo o que o rodeia.

Entre as drogas que mais causam isto, estão o ecstasy e o LSD, que costumam ser consumidas em festas. Assim, associada à música e às cores do ambiente, trazem ainda mais alterações à percepção de realidade.

No entanto, da mesma forma com que podem trazer prazer, também podem levar ao medo. Por isso, tendem a levar as pessoas a situações e a decisões extremas, além de todos os riscos que essas substâncias possuem.

4.      Fragilidade emocional

A tristeza e a depressão estão entre os efeitos das drogas no organismo. Inclusive, embora esse seja um motivo pelo qual muitos dependentes procuram as drogas, acabam tendo o efeito contrário, com a substância agravando ainda mais o sentimento.

É importante destacar, inclusive, que todas as drogas podem levar à fragilidade emocional e à sensação de abandono.

5.      Efeitos das drogas no corpo

Outro dos efeitos das drogas no organismo que vale destacar é o que elas causam no corpo. Assim como você já deve saber, o mais extremo é a morte, proveniente da overdose. Contudo, não é o único.

Entre outros, estão a perda de neurônios, as alterações no peso, além de diversas doenças. De modo complementar, na mente, pode levar a transtornos psiquiátricos e, com quem está ao seu redor, a dificuldades sociais.

Como tratar a dependência química e os efeitos das drogas

efeitos das drogas

Os efeitos das drogas no organismo podem ser tratados, ainda que essa seja uma doença para a qual não existe cura. Dessa forma, o ideal é controlar a dependência química, para, então, controlar também os sintomas.

Para isso, procure uma equipe especializada neste tipo de situação. É algo muito complexo para ser tratado apenas em casa. Hoje em dia, existem diversas clínicas e profissionais de suporte.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo em nosso blog!

O post Saiba quais são os principais efeitos das drogas no organismo apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/efeitos-das-drogas/