Quais são os sintomas de overdose de cocaína?

Os sintomas de overdose de cocaína acontecem quando há o uso de uma forma abusiva da substância. Dessa maneira, isso pode levar a uma série de efeitos, com a morte sendo um dos desfechos possíveis.

Por isso, ao encontrarmos uma pessoa com sinais de ter utilizado qualquer droga, especialmente se estiver inconsciente, o correto é chamar a ajuda médica, através da discagem do 192 ou levando até um hospital. Para entender melhor, leia!

O que é a overdose de cocaína

sintomas de overdose de cocaína

Antes de falarmos sobre os sintomas de overdose de cocaína, precisamos explicar mais especificamente sobre o que é uma overdose. E, neste caso, como você vai perceber, isso é algo que pode variar de acordo com o tipo de substância utilizada.

Então, em geral, podemos definir a overdose como um quadro que pode acontecer quando a pessoa acaba consumindo uma ou mais substâncias numa quantidade muito elevada em um curto espaço de tempo. Dessa forma, isso compromete o organismo, e afeta o seu funcionamento fisiológico.

Ou seja, em outras palavras, a overdose acontece quando o dependente consome mais drogas do que o seu corpo aguenta. As substâncias psicoativas geram reações que o organismo não é capaz de aguentar.

Lembre-se de que, de maneira geral, tudo que entra no corpo acaba saindo de alguma forma. No entanto, no caso da overdose, há um consumo exagerado, o que dificulta esse processamento e gera uma série de danos.

Assim, esses danos acontecem sobretudo no sistema nervoso central, onde não só a cocaína funciona, como também todas as outras doses. E é exatamente esse sistema que é responsável por controlar o corpo, uma vez que envia impulsos para órgãos e emite sinais para o funcionamento básico do organismo.

Dessa maneira, no caso da overdose de cocaína, ela acontece quando há o uso excessivo da droga. Isto é, funciona a partir da mesma lógica que ocorre com qualquer outra substância psicoativa.

Via de regra, pode ser realizado um exame para verificar se houve uso recente de cocaína. Ainda assim, o tratamento deve ser iniciado antes do resultado do exame sair, uma vez que, nestes casos, todo tempo é valioso. Isso porque a overdose pode levar até mesmo à morte.

Conheça os sintomas mais comuns de overdose

Como falei antes, existem tipos diferentes de overdose, de acordo com a substância que foi consumida, ou até mesmo se houve mistura de mais de uma. Por isso, os sintomas de overdose de cocaína não são necessariamente iguais aos de outras substâncias.

Por isso, em primeiro lugar o importante é tentar entender qual tipo de droga foi utilizado, e se houve mistura. Assim, nesse caso, teremos uma ideia melhor. Para entender quais são os tipos de overdose, preparamos uma breve explicação:

1.      Overdose de opioides

Essa classe de drogas deriva da papoula, e inclui também as suas variações sintéticas. Assim, em outras palavras, pode ser uma droga natural, semissintética ou sintética. Elas têm efeitos analgésicos e se assemelham à morfina.

Dessa forma, são muito comuns como medicamentos para dores crônicas. No entanto, assim como qualquer outra droga, podem levar à dependência.

Neste caso, entre os principais sintomas que causam está a sonolência, a contração da pupila (miose), a boca seca, as dores de estômago que podem ser fortes, a desorientação, entre outros.

2.      Overdose de sedativos

Já, entre os sedativos, temos todas as substâncias que têm um efeito depressor do sistema nervoso central. Entre os exemplos, estão o álcool, alguns remédios calmantes e alguns hipnóticos.

Dessa maneira, podem ser vários os sintomas da overdose de sedativos. Em resumo, ela funciona como se desligasse o organismo, levando a asfixias e sufocamentos, por exemplo.

Entre os exemplos clássicos, temos a sonolência, os sintomas respiratórios (dificuldade para respirar, sensação de sufocamento, parada respiratória), os sintomas cardíacos (baixa frequência cardíaca e baixa pressão arterial), náuseas, desmaio, etc.

3.      Overdose de estimulantes

Os sintomas de overdose de cocaína e os da classe dos estimulantes são muito similares, uma vez que a cocaína faz parte desse grupo. Além disso, o crack e as anfetaminas também se incluem aqui.

Nestas situações, o que ocorre é praticamente o oposto do que acontece com as drogas depressoras. Em vez de ir desligando o corpo aos poucos, o que acontecem são descargas elétricas anormais e elevadas no cérebro.

Com isso, os músculos vão perdendo a sua orientação, em movimentos de contração e relaxamento desconectados. A morte de overdose de estimulantes costuma ser por sufocamento ou por problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, AVCs, derrames, entre outros.

4.      Overdose de alucinógenos

Entre as drogas alucinógenas, temos o LSD, o ecstasy, os cogumelos, o MD e outros. Dessa maneira, eles afetam em especial a capacidade de percepção sobre a realidade.

Assim, os sintomas de uma overdose desta natureza estão ligados aos delírios, às alucinações, à visão borrada, a crises de paranoia, a ataques de pânico, entre outros.

5.      Overdose de drogas misturadas

Por fim, como falei antes, a overdose também pode ocorrer por conta da mistura de drogas. Sendo assim, é natural que possa haver também uma mistura de sintomas entre os que mencionamos acima.

Uma forma de identificar uma overdose desse tipo é quando ocorrem sintomas e sensações contrárias. Por exemplo, se a pessoa utilizou a cocaína, que é estimulante, junto com uma droga depressora, como o álcool, possivelmente terá efeitos das duas.

Além disso, neste mesmo exemplo, de cocaína e álcool, perceba que o sistema nervoso central recebe informações conflitantes. Ou seja, isso acaba confundindo ainda mais o cérebro, que não sabe quais sinais emitir, e tende a causar danos severos ao organismo.

Sintomas de overdose de cocaína

sintomas de overdose de cocaína

Especificamente sobre os sintomas de overdose de cocaína, eles estão muito relacionados aos das drogas estimulantes, justamente por fazer parte dessa classe, como falei antes. Por isso, o efeito no corpo é o mesmo que já expliquei: uma profusão de sinais enviados ao cérebro que acaba desorientando-o.

Ademais, lembre-se que dependência à cocaína pode vir a partir do seu uso injetada ou aspirada. Em casos mais extremos, pode ser fumada na sua base livre, que é o que chamamos de crack.

Veja os sintomas mais comuns de uma overdose de cocaína:

  • Aumento da temperatura corporal;
  • Destruição maciça de células musculares (rabdomiólise);
  • Disritmia;
  • Isquemia;
  • Agitação e irritabilidade;
  • Hemorragia intracraniana;
  • Convulsões;
  • Sintomas psiquiátricos, como a psicose.

Em casos mais extremos, é claro, a overdose pode levar à morte, quando não for tratada a tempo. Por isso, é fundamental correr para dar o suporte necessário ao paciente.

Quer saber sobre mais temas como este? Acesse nosso blog!

O post Quais são os sintomas de overdose de cocaína? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/sintomas-de-overdose-de-cocaina/