Quais são os principais sintomas da crise de abstinência?

Os principais sintomas da crise de abstinência podem ser desde leves até mais severos, de acordo com uma série de condições. No entanto, durante a fase de desintoxicação do paciente, eles podem acontecer, por estar se livrando do vício às drogas.

Dessa maneira, compreender quais são os principais sintomas e como prevenir o surgimento deles é importante. Se você quer saber sobre isso, leia!

O que é a crise de abstinência

principais sintomas da crise de abstinência

Em uma publicação anterior, já falamos em detalhes sobre o que é a síndrome de abstinência. No entanto, é necessário retomar um pouco essa discussão, de forma resumida, antes de falarmos dos principais sintomas da crise de abstinência.

Portanto, este problema acontece quando alguns sinais e sintomas se apresentam no indivíduo que consumia drogas. Ou seja, esta pessoa fazia o uso de substâncias, detinha o vício e, a partir do momento que interrompeu ou diminuiu o consumo, passou a ter sintomas.

Perceba, então, que existe um componente importante, que está relacionado ao período em que isso acontece. Isto é, este é um problema que passa a acontecer normalmente a partir do momento em que o usuário está tentando se livrar do vício.

Por isso, é muito comum em quem está realizando tratamentos contra as drogas. Além disso, os grupos de sintomas podem ser divididos entre físicos, psicológicos e comportamentais.

Assim, os sintomas físicos afetam diretamente o corpo, e podem ser na forma de vômitos, do aumento dos batimentos do coração, entre outros. Já os psicológicos e mentais podem vir na forma de delírios, alucinações, ataques de pânico, etc.

Por fim, os comportamentais são as mudanças de humor, no sono, na alimentação, entre outros. No entanto, não se preocupe, pois iremos retomar com mais detalhes esta questão ao final.

Entendendo a ação das drogas no organismo

Bom, como você deve ter notado, a presença dos principais sintomas da crise de abstinência está ligada, sobretudo, ao efeito das drogas no organismo. Como falei acima, há efeitos que podem surgir não somente durante o uso da droga, mas também após interromper.

Quando acontecem durante o uso das substâncias, é o próprio efeito nocivo dela no organismo. No entanto, quando acontece após o início do tratamento, estamos falando da crise de abstinência em si.

Dito isso, saiba que, no corpo, as drogas costumam ter um efeito muito forte. Dependendo da forma com que são colocadas no organismo, elas podem ser ainda mais potentes, como nas injetadas e nas inaladas.

O que acontece é que, no sistema nervoso central, elas começam a estimular neurotransmissores que trazem a sensação de bem-estar. Assim, é como se você estivesse recompensando o seu cérebro.

Contudo, isto vem com um preço, que é a destruição de uma grande parte de células e que pode afetar a mente e o corpo. Ou seja, há uma falsa sensação de prazer, mas que, ao final, acaba sendo nociva, porque vai destruindo o organismo aos poucos.

No entanto, este estímulo ao sistema nervoso central faz com que ele queira sempre mais, o que gera o vício. Dessa forma, começa a haver um uso descontrolado daquela substância, e o indivíduo vai perdendo o controle sobre isso.

Infelizmente, algumas comorbidades podem acabar se tornando até irreversíveis, gerando danos indeléveis. Outras, porém, quando ainda estão no começo, podem ser contornadas, trazendo à normalidade.

Ainda assim, saiba, também, que nunca falamos em uma cura do vício. Pelo contrário, o que se fala é no controle sobre ele, para que o usuário entenda que, por mais que não esteja curado, ele possui o poder de se manter longe da droga após estar tratado.

Principais sintomas da crise de abstinência

principais sintomas da crise de abstinência

Não se pode dizer que os principais sintomas da crise de abstinência são comuns a todas as pessoas. Dessa maneira, pode ser que você tenha alguns dos descritos aqui e não outros, ou que possa ter algum que é mais raro e nem está na nossa lista.

Então, podemos dizer que não existe um padrão único predefinido. As mudanças nos efeitos da abstinência estão relacionadas a fatores como a saúde do usuário, ao tipo de droga utilizada, à associação com drogas concomitantes, à atuação do próprio organismo, entre outros.

Por isso, é importante destacar que algumas substâncias tendem a gerar sintomas mais leves, enquanto outras levam a mais graves. Ainda assim, contudo, em qualquer caso o perigo é de alto nível, uma vez que todas podem gerar em problemas graves.

Sem mais delongas, então, a lista de principais sintomas da crise de abstinência é a seguinte:

  • Físicos: entre os principais, estão a sudorese, as convulsões, a dilatação das pupilas, as alterações no sistema cardiovascular, as náuseas e vômitos, as dores e desconfortos, entre outros;
  • Psicológicos e mentais: entre os mais comuns, há a psicose, a confusão mental, a depressão, a ansiedade, o estresse, os ataques de pânico, as alucinações e as mudanças de humor;
  • Comportamentais: por fim, é comum que haja irritabilidade, hiperatividade, distúrbios alimentares, agitação e alterações no sono, como a insônia.

Perceba que há uma grande gama de efeitos potenciais. Por isso, em todos os casos, é importante que o dependente esteja sendo assistido por profissionais qualificados, que entendam sobre o assunto. Assim, poderá garantir que está se desintoxicando com segurança.

Como prevenir e diminuir os efeitos da crise de abstinência

Infelizmente, as crises de abstinência podem provocar reações muito graves. Por isso, ao passar por uma crise, o ideal é procurar um profissional da área, ou socorro imediato se estiver sozinho.

Em geral, a presença de amigos e familiares costuma ajudar a diminuir a ocorrência de crises. Além disso, é importante ressaltar que, via de regra, é possível identificar alguns fatores que ajudaram a causar a crise – como entrar em contato com amizades da época do uso de drogas, por exemplo.

Dessa forma, entender esses elementos é importante para evitar que elas ocorram. Veja, então, algumas dicas:

  • Praticar exercícios físicos auxilia, pois também gera a liberação de neurotransmissores relacionados ao prazer e ao bem-estar;
  • Como falamos acima, é bom ficar longe de associações com à época de drogas, como ambientes em que usuários ou antigas amizades estejam presentes;
  • Uma alimentação adequada fortalece a saúde do cérebro e do corpo, diminuindo os efeitos das crises;
  • Em casos mais graves, a internação pode ser uma opção.

Gostou de saber sobre os principais sintomas da crise de abstinência? Então leia nosso blog para mais informações como essas!

O post Quais são os principais sintomas da crise de abstinência? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.



source https://ctestreladedavi.com.br/principais-sintomas-da-crise-de-abstinencia/