Você já ouviu falar sobre os efeitos que surgem no momento que alguém interrompe o uso de drogas? Pois saiba que quando falamos sobre o que é crise de abstinência, estamos nos referindo, de forma resumida, a exatamente este processo.
Por essa razão, entender os conceitos que estão relacionados a isso é importantíssimo para quem está buscando lidar com a dependência química. Isso porque, quem está tentando parar, pode acabar sofrendo com esses sintomas. Para se preparar melhor, continue lendo!
O que é crise de abstinência
Antes de mais nada, precisamos dizer o que é a crise de abstinência, não é verdade? Dessa forma, entendendo mais sobre o que ela de fato é e quando acontece, vai compreender também a melhor maneira de lidar com ela nas próximas seções.
Dito isso, quando falamos sobre o que é síndrome de abstinência, nos referimos sempre a alguns sinais e sintomas que ocorrem em um momento importante. Dessa maneira, este momento é a partir da interrupção ou da diminuição do consumo da substância que está causando o vício.
Ou seja, temos alguns elementos importantes que precisam ser salientados. Primeiramente, que ela é expressa através de sinais e sintomas, que, como já falamos numa publicação anterior, podem ser segmentados em algumas categorias:
- Físicos: são aqueles que afetam o corpo, como as convulsões, a dilatação da pupila, o vômito, a taquicardia, entre outros;
- Psicológicos e mentais: são os transtornos psiquiátricos, o desequilíbrio emocional, as alucinações, os ataques de pânico e sintomas similares provocados pela abstinência da droga;
- Comportamentais: são as mudanças de comportamento, que podem ser vistas na alteração do sono, da alimentação, da agitação, etc.
Então, além da existência de sintomas, que estão nestes grupos que me referi acima, também há outro elemento importante para salientar sobre a abstinência. É que ela pode acontecer após o indivíduo parar de consumir a droga – ou, em alguns casos, ao diminuir o consumo.
Isto significa, portanto, que há uma conjunção de dois fatores. O primeiro deles é o da presença de sintomas que caracterizam o quadro, e o segundo a questão do período, que é a presença dos sinais e sintomas após parar o uso da droga.
A crise de abstinência é sempre igual?
Bom, agora que já falamos sobre o que é crise de abstinência, vamos dar um passo adiante. Isso porque uma outra dúvida muito comum é a respeito exatamente dos sinais e sintomas sobre os que falamos acima.
Dessa forma, vale destacar que eles podem variar em função de uma série de questões. Por exemplo, de acordo com o tipo de droga consumida, varia também o que se espera entre esses sintomas. Por exemplo, o efeito do alcoolismo é distinto do efeito do uso de maconha.
Ainda assim, muitos indivíduos também acabam fazendo uso de mais de uma substância, o que pode complicar um pouco essa diferenciação. Por isso, muito varia também de acordo com o comportamento e com as próprias características de cada pessoa.
Se você é familiar ou próximo do dependente, saiba que é fundamental saber o tipo de droga que está sendo utilizada. Desse modo, o profissional que irá tratar o dependente saberá como realizar o correto tratamento, uma vez que varia em função de alguns fatores, como o tipo da droga.
A equipe que irá tratar este indivíduo deverá ser especializada e qualificada para essa doença que é a dependência química. Assim, saberá exatamente como lidar e a melhor forma de cuidar também da abstinência.
Por que a crise de abstinência acontece
Quando falamos sobre o que é crise de abstinência, outra pergunta comum e pertinente é a respeito dos motivos pelas quais ela acontece. Então, por que parar ou diminuir o uso de drogas pode causar sinais e sintomas no dependente?
Antes de mais nada, é importante reforçar, como já dissemos antes, que a dependência química é uma doença. E, ainda que não tenha cura, ela é tratável e controlável, para que o indivíduo com o vício possa ter uma vida normal e livre das drogas.
Quem já teve experiência com dependentes, deve saber, na prática, como são devastadores os efeitos da droga, tanto para quem tem a dependência quanto para quem está à volta. Isso já demonstra o poder do vício.
Então, pense em quando é retirada a fonte que causa tudo isso, que é a substância. É natural, a partir disso, que o corpo sinta, concorda? Afinal, retirar algo sobre o qual temos um vício não é fácil.
Tudo isso tem uma explicação fisiológica. No corpo, as drogas agem como se fossem neurotransmissores externos, praticamente desligando os que são naturais do nosso organismo. Ou seja, elas basicamente substituem substâncias químicas essenciais para o funcionamento do corpo.
Sendo assim, quando o dependente para o consumo da droga, essa fonte externa de neurotransmissores, que substituía a natural, também é interrompida. Só que são os neurotransmissores que fazem a comunicação do sistema nervoso com todo o corpo.
Por isso, acaba havendo um prejuízo na comunicação entre o cérebro e o corpo, o que, de forma bem resumida, é responsável pelos sintomas. Além disso, quanto mais abrupta for a pausa, maiores tendem a ser os efeitos da crise de abstinência.
Gostou de aprender mais sobre a crise de abstinência? Leia mais publicações em nosso blog para aprender sobre a dependência e como lidar!
O post O que é crise de abstinência e como lidar com ela? apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/o-que-e-crise-de-abstinencia/