Hoje em dia, existem muitas substâncias que levam à dependência. No entanto, algumas delas estão entre os piores vícios, seja pelo grau de dependência que geram ou pelo número de pessoas que as utilizam no mundo todo.
É importante ressaltar que todos eles têm tratamento, sobretudo em ambientes como o de clínicas de reabilitação especializadas no assunto, que contam com profissionais qualificados e uma estrutura voltada para isso. Para saber quais são alguns dos piores vícios, leia!
Vício em heroína
Para começar com os piores vícios, um dos principais é o em heroína, que é considerada uma das drogas mais viciantes. Ela causa sensações rápidas de prazer e bem-estar, considerada um opiáceo, tendo sua produção das papoulas de onde sai o ópio.
Dessa maneira, em outras palavras, a heroína é uma droga derivada do ópio que faz com que o nível de dopamina do cérebro aumente muito. Em testes com animais de laboratório, esse nível de dopamina subiu em até 200%.
No entanto, como sabemos bem, a heroína é uma droga muito perigosa, que pode até causar a morte com uma dose relativamente moderada. Basta ingerir 5x mais o habitual para ficar drogado para que haja a overdose.
Além disso, os danos dessa substância vão além do indivíduo, e tem um impacto social considerável. O mercado ilegal de opiáceos como a heroína chega a movimentar cerca de 70 bilhões de dólares todo o ano considerando o mundo todo.
Vício em cocaína
Outra das piores drogas é a cocaína, que também mexe com o cérebro diretamente, fazendo aumentar os níveis de dopamina brevemente. Ainda assim, como se sabe, ela faz muito mal depois disso, trazendo danos consideráveis ao dependente.
De uma forma bastante resumida, a ação dela no corpo faz com que ela mexa diretamente nos sinais de dopamina dos neurônios. Desse modo, é como se a pessoa que a utilizou tivesse uma sensação constante de recompensa.
Assim como no caso da heroína, existem testes em animais para avaliar o quanto a cocaína faz os níveis de dopamina subirem. E, aqui, o resultado é similar, fazendo aumentar em cerca de três vezes.
Infelizmente, atualmente há cerca de 20 milhões de usuários dessa droga no mundo todo. Por isso, o montante que ela movimenta é até superior ao da heroína, com cerca de 80 bilhões de dólares anuais no planeta.
Vício em crack
O crack é outra entre as drogas que causam os piores vícios. De certa forma, ela está bastante relacionada à cocaína, uma vez que sua composição é a cocaína solidificada a partir de alguns cristais.
Porém, considera-se o crack ainda mais nocivo que a cocaína, porque seu efeito é ainda mais exacerbado. Dessa forma, ela também tem um alto índice de vício, mesmo para quem usa pela primeira vez.
Da mesma forma que a cocaína e a heroína, ela dá uma sensação similar à de estimulantes. O fato de ter um preço mais acessível que outras faz com que seja um problema ainda maior à sociedade.
Vício em cigarro
Um dos piores vícios e sobre o qual muitas pessoas não se dão conta é o do cigarro, que tem substâncias como a nicotina. A nicotina, aliás, é o elemento que está presente no tabaco e que mais vicia, ainda que não seja a única.
Ao fumar um cigarro, a nicotina tem uma absorção rápida nos pulmões. A partir daí, ela passa a levar sensações ao cérebro, também relacionados aos anteriores, como o de bem-estar.
Embora seus efeitos sejam menos nocivos que os do crack, por exemplo, este é um dos piores vícios tanto pelo número de pessoas que fumam quanto pela facilidade com que vicia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, estima-se que, até o ano de 2030, cerca de 8 milhões de pessoas morram por ano pelas consequências do cigarro. Além disso, os efeitos são nefastos tanto às pessoas que fumam quanto aos chamados fumantes passivos e, claro, aos sistemas de saúde.
Vício em álcool
Assim como no caso do cigarro, este é um dos piores vícios justamente porque as pessoas tendem a menosprezá-lo. Dessa forma, não é só porque não é ilegal beber álcool que ele não vicia e não pode se tornar perigoso.
Muito pelo contrário, aliás. Saiba que aproximadamente 25% das pessoas que bebem se tornam dependentes do álcool. Além disso, a OMS também tem estimativas que saltam aos olhos, de mais de 3 milhões de mortes anuais no mundo por conta dos efeitos da bebida.
Só que nem todo efeito que é nocivo leva à morte, concorda? Assim, muitas famílias podem sofrer com dependentes na família, gerando atribulações ao seio familiar e afetando a todos, não só ao viciado.
Da mesma forma que com as outras drogas, o álcool eleva o nível de dopamina no cérebro, causando sensações de bem-estar. Ainda assim, é claro, não compensa pelos inúmeros malefícios que causa.
Vício em medicamentos
Por fim, quando falamos em piores vícios, precisamos abarcar o máximo de tipos de substâncias diferentes. E isto diz respeito também às medicações, como os calmantes, especialmente os barbitúricos, que podem causar dependência.
Inicialmente, estas substâncias eram utilizadas para tratar problemas como a ansiedade e a insônia. Assim, para gerar esses sintomas, elas agem no cérebro, interferindo nos seus sinais químicos.
Estes remédios devem ser utilizados com cautela, somente com a prescrição médica, uma vez que causam o vício e até a morte em doses mais elevadas. Porém, até pouco tempo atrás, eles eram mais frequentes, sobretudo em países em que se pode comprá-los sem receita.
Dessa maneira, esse é mais um caso que evidencia que ninguém deve se automedicar nem tomar nada sem orientação médica. Por isso, se você tem algum sintoma como ansiedade, depressão ou estresse, procure um especialista em vez de seguir indicações de medicamentos de amigos.
Com isso, terminamos nossa publicação resumindo alguns dos piores vícios. E você, sentiu falta de saber mais sobre alguma droga? Comente para fazermos uma publicação sobre o assunto!
O post Piores vícios e mais comuns: saiba quais são eles apareceu primeiro em Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos e Alcoólatras.
source https://ctestreladedavi.com.br/piores-vicios-saiba-quais-sao-eles/